Mundo Pet

Como manter a ração sempre fresca?

13/02/2021

Alimentação completa e balanceada faz muita diferença na vida dos cães e gatos. Além de escolher produtos de alta qualidade, a forma de armazenar a ração é fundamental para manter os benefícios nutricionais do produto.

“Os cuidados com a conservação começam ainda na escolha do alimento na loja. É preciso examinar bem a embalagem antes de comprar para garantir que o pacote não esteja danificado ou fora do prazo de validade”, explica Flavio Silva, médico-veterinário da PremieRpet.

Em casa, é preciso armazenar corretamente o produto. “Escolher um local arejado, fresco, protegido do sol e da umidade para guardar o alimento é um aspecto muito importante, pois evita a formação e desenvolvimento de micro-organismos como fungos e bactérias”, aponta. O veterinário dá outras dicas de armazenamento da ração para mantê-la sempre fresquinha e segura para o seu bichinho:

 

• Deixe a ração na embalagem original. Além de ser uma barreira de proteção, ela contém informações importantes do produto como a data de validade, os níveis de garantia e ingredientes. 

• Potes herméticos são boas opções para conservar a segurança no armazenamento, desde que sejam foscos, à prova de luz e que o alimento seja mantido na embalagem original.

• Ao alimentar o pet, retire apenas a porção que for oferecer a ele. Caso o alimento não seja consumido em sua totalidade, descarte as sobras e nunca as retorne à embalagem original.

• Após abrir o produto, o alimento seco deve ser consumido em até quatro semanas para preservar o sabor, crocância e nutrientes. No caso de alimentos úmidos, se não for oferecido todo o conteúdo do sachê ou lata em uma refeição, guarde o produto na embalagem original e na geladeira. O ideal é que seja consumido em até 48 horas após a abertura.

• Depois da refeição, lave e enxugue o comedouro antes de reabastecê-lo com alimento. “Não se deve deixar sobras no pratinho, pois esses restos, que tiveram contato com a saliva do pet e ficaram expostos ao ambiente, podem favorecer o desenvolvimento de micro-organismos e contaminar o próximo alimento”, finaliza.