Colunistas/Clara Monforte | 19/11/2010

Olhos nos olhos com Paula Klien

Clara Monforte é advogada e colunista social, autora dos livros "Claríssima" e "Almanaque social"

21/11/2010

PAULA KLIEN sonha em fotografar coisas simples, no entanto, em cinco anos de fotografia, somente criou trabalhos diferenciados. Integrou a exposição/livro Mulheres de Verdade, em que “elas” são mostradas com e sem make-up. Agora, lança outra obra, It’s Raining Men, colocando homens em imagens para lá de quentes. Admiradora da lendária Vânia Toledo, afirma que o livro Homens, que revelou a nudez de celebridades masculinas na década de 80, não serviu de referência para o seu trabalho. Mas admite que o que não falta em sua obra é pimenta.

Por que um livro de fotografias com homens famosos em posições inusitadas?
Em 2007, fiz uma exposição fotográfica intitulada Gatos e Sapatos. Tratava-se de uma sátira aos homens, mostrando, de forma divertida, seus maiores defeitos e dando-lhes o troco pelos seus “pecados”. Decidi então me “redimir” fazendo um trabalho que valorizasse somente suas qualidades. Daí surgiu o livro It’s Raining Men.

Como foi a abordagem para convencê-los a posar?
Alguns dos artistas e modelos já eram amigos meus e vários outros eu já havia fotografado ao menos uma vez. Outros foram convidados pela minha equipe, por amigos e pela agência Officecomm para fazer parte do livro. Não houve dificuldade alguma para convencê-los, existe credibilidade no meu trabalho e em todos os envolvidos no processo.

Houve recusa de algum que estava nos seus planos?
Os convidados que não puderam fazer parte foi por motivo de incompatibilidade de agenda.

Você acreditou que alguma fotografia fosse gerar polêmica?
O livro está clássico e chique. O objetivo desse trabalho não é o de fazer pensar e, sim, admirar. As únicas fotos mais ousadas são as do Marcello Antony, que temperaram com sal e pimenta o conjunto da obra, mas a intenção não foi a de criar polêmica alguma.

Foi difícil fotografar algun deles?
Não, todos foram maravilhosos de fotografar.

Ser mulher dificultou ou facilitou esse trabalho?
Nem uma coisa nem outra. Foi indiferente.

Qual a situação mais difícil que enfrentou para fazer uma fotografia?
Já aconteceu de o equipamento dar um defeito irreparável na hora do trabalho ou de eu não estar bem por algum motivo pessoal. São apenas obstáculos a ser vencidos.

O que você aconselha para o principiante retirar o máximo de uma imagem, na hora de fotografar?
Ter boas referências e saber o que quer.

JOGO RÁPIDO
Signo: Virgem
Viagem: Courchevel
Animal: cachorro
Odeio: gente dissimulada
Prato preferido: cordeiro com molho de hortelã e farofa
Qualidade: honestidade
Defeito: ansiedade
Imagem dos sonhos: meu filho sempre feliz
Sonho: continuar trabalhando com arte
Fotografar é: construir a imagem que desejo

O MOMENTO CERTO

Todas os que interagem conosco vieram para que possamos aprender e evoluir a cada dificuldade. Absolutamente nada do que ocorre poderia ser diferente, nem mesmo o detalhe mais insignificante. Todas as situações são perfeitas, mesmo que haja resistência em aceitá-las. A hora em que alguma coisa se inicia deve ser considerada como o momento certo. Tudo é determinado, logo não vem nem antes, nem depois. Quando estamos preparados para que o novo aconteça, logo surge outro caminho, outra possibilidade. Se algo terminou, é para que possamos evoluir! Portanto, é melhor desapegar, erguer a cabeça e partir para outra,  enriquecidos com mais essa experiência! A vida nos prepara para que simplesmente possamos entender algo simples, mas magnânimo: nenhuma folha, em momento algum, cai de uma árvore em lugar errado!

POLÊMICA

Um comercial do governo britânico para incentivar o uso de preservativos entre adolescentes causou polêmica pelo teor, digamos, “pornográfico”. O vídeo mostra o ponto de vista de um adolescente que, numa festa, conhece uma mulher com quem tem relações. Consideradas explícitas demais, as imagens provocaram críticas de organizações ligadas à defesa da juventude e de controle da mídia. O objetivo, segundo o governo, é que o vídeo se transforme em um “viral” e seja repassado por adolescentes em e-mails ou redes sociais. Com isso, a expectativa é que milhares de jovens recebam a mensagem sobre a necessidade de se precaver durante o ato sexual. Será que os fins justificam os meios?

POR ELE MESMO...

Com mais de 60 milhões de discos e carreira em baixa, Ricky Martin assumiu ser gay em seu site oficial, causou rebuliço na internet e voltou a ser assunto. O que ninguém esperava é que ele lançasse uma autobiografia que fizesse tanto barulho em cima da bandeira GLS. Publicado no Brasil, o livro Eu tem como momento mais esperado o ex-Menudo referir-se às intensas relações que manteve no anonimato. Apresentada como uma obra íntima “sobre o caminho libertador e espiritual de um dos maiores ícones pop-stars do nosso tempo”, há quem aponte o livro como caça-níqueis e tábua de salvação para o ostracismo. Será?

LUNAR

Márcia Mattos lança a edição 2011 do Livro da Lua, disponível na Escola Santista de Astrologia. Na obra, a autora traça uma análise baseada na posição diária dos planetas e da Lua. “Desta maneira, podemos explorar, antecipar e ampliar as possibilidades contidas em cada dia e melhor sintonizar nossas experiências com os ciclos naturais”, explica. Assim, fenômenos como dias em que tudo dá certo, e outros em que alguma força misteriosa conspira secretamente contra, são explicados. Segundo ela, é o “Efeito Lua”, a maior responsável pelas variações da “personalidade” de cada dia. Interessantíssimo.

SEXYS E PERFUMADOS

Ele, confiante, carismático e inspirador. Ela, estilosa, bonita e feminina.  David e Victoria Beckham vivem uma história de amor, como as vividas pelos casais da antiga e glamourosa Hollywood. No Brasil, lançam a nova fragrância, Signature Story, que está sendo apresentada ao público como algo capaz de captar a personalidade do badalado casal e levar a essência para o dia a dia de quem experimentar. Em duas versões, For Him e For Her, celebram a fama, o luxo e o amor sólido, construído a partir de muita paixão, dedicação e talento natural. Victoria revela:“Criamos duas fragrâncias sensuais e harmoniosas com um apelo clássico e atemporal”.

Dose Certa

Livraria Martins Fontes - 50 anos - Teatro Guarany - dia 29 - 20h, festa com depoimento do escritor santista Pedro Bandeira e show de Carlinhos Vergueiro, que homenageará o centenário de Adoniran Barbosa e Noel Rosa.
•••
Antonio Pacielo e Graça Silva inauguram, em Santos, a clínica de medicina preventiva Healthy, entre coquetéis  segunda, terça e quarta-feiras, das 14h às 19h, no Pátio Iporanga.
•••
Kiko Zambianchi se apresenta dia 26, às 23h30, no Tênis Clube. Promoção Me2 Entertainment e apoio Spessoto Som & Luz.
•••
A Seven Disco abre as portas neste sábado para a DJ Taty Aguiar, considerada a melhor do Brasil, de acordo com o prêmio DJ Sound Awards.
•••
VII Festa à Fantasia d’Os Insistentes, neste sábado, 21h30, na boate do Inter com o DJ Bonny. Na ocasião, Antônio Carlos Silva Tavares, vocalista da banda, completará idade nova.
•••
Na Pinacoteca Benedicto Calixto, na noite de 25, Sax Champagne, com o saxofonista Maurício Fernandes inaugurando a versão do projeto Música e Vinho e, dia 26, às 19h, o escritor peruano Oscar Limache falará sobre Mario Vargas Llosa e literatura latino-americana, com apresentação de Flávio Viegas Amoreira e Alessandro Atanes. 
•••
Na joalheria Ana Virgínia Shammass, dia 25, das 14h às 21h, Coquetel de Natal para convidados.
•••
A Festa Natalina do Grupo Tricanas de Coimbra - dia 18 - 20h. Animação do grupo Essência Musical, ceia e distribuição de presentes.  
•••
Valcir Zatti e Francisco Farias inauguraram na Ponta da Praia a Churrascaria Ponta Verde, a mais nova opção gastronômica da Cidade.
•••
Silvia Papa, à frente do Fundo Social de Solidariedade de Santos, convida para a 20ª Feira da Solidariedade, Arte e Cidadania, que acontece de 30 de novembro  a 2 de dezembro, das 14h às 20h, no Clube Sírio Libanês.



Leia também