Comportamento

Os riscos da alta exposição nas redes sociais

13/06/2015
Os riscos da alta exposição nas redes sociais | Jornal da Orla

Permita-se tirar por alguns segundos os olhos da tela de seu computador, celular ou tablet e observe ao redor. Provavelmente, irá presenciar outros semelhantes desligados do mundo real e plugados no virtual, trocando mensagens, postando, compartilhando, curtindo, comentando e tudo mais que hoje é possível através das redes sociais.

O uso das redes sociais se populariza cada vez mais: Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Skype, WhatsApp… a lista de denominações só tende a crescer, ampliando  em proporções inimagináveis a interação social, onde quer que se esteja.

As pessoas hoje, principalmente as faixas etárias mais jovens, parecem ficar mais à vontade para se relacionar no mundo virtual, e não dá para considerar isso um ganho para a humanidade. Por outro lado, o mundo se aproximou, pessoas se encontram no espaço virtual, matam saudades, conversam, compartilham suas experiências.

As redes sociais são grandes aliadas, quando utilizadas para informação, mobilização, ajuda, notícias, acontecimentos. A situação se complica, entretanto, quando o assunto é privacidade e segurança na web. Muita gente não sabe usar corretamente essas ferramentas e aí se torna alvo fácil para hackers, spammers, ladrões de identidade e todo o tipo de criminosos virtuais.

Os riscos da alta exposição pessoal nas redes sociais é uma tecla batida e rebatida, mas ainda assim frequentemente há pessoas divulgando informações íntimas, postando banalidades, postando conflitos pessoais, projetos de vida e outras questões que só interessam à própria pessoa ou aos mais próximos dela.

Um campo fértil para a atuação dos hackers e sequestradores de informações, que encontram o ambiente ideal para roubar dados sem fazer muito esforço. E tem de tudo: desde roubos de cartões a sequestro de pessoas, crimes realizados graças à falta de cuidado com informações pessoais na rede e ingenuidade excessiva.

Cautela e bom senso

Não é aconselhável colocar em redes sociais as nossas conversas pessoais, planos sociais, informações corporativas, fotos e detalhes familiares, informações financeiras, senhas, clicar em links suspeitos, adicionar pessoas estranhas, abusar de fotos. Lembre-se que qualquer informação pode servir de ponto de ligação para um hacker ou criminoso que esteja à procura de uma presa fácil na web.

As perigosas consequências do mau uso
Na opinião da psicóloga Katty Zúñiga, um dos motivos mais comuns da alta exposição pessoal é o desejo de cada um de se sentir importante, reconhecido, amado e acolhido pelo outro. “Do ponto de vista psicológico, o desejo é explicado como um querer, um impulso de alguém para obter algo, seja pessoas ou objetos. O ego encontrou nas redes sociais um terreno fértil para testar esses limites”.

Segundo ela, o apoio dos amigos pode levar o internauta a postagens mais “perigosas”, como publicar suas próprias fotos usando pouca roupa, falar mal do seu chefe publicamente, expor situações comprometedoras do parceiro (principalmente quando foram traídos), entre outros exemplos.  “O apoio eventualmente recebido alimenta ainda mais o seu desejo e esse sentimento vai crescendo exponencialmente”.

Ela orienta escolher com critério o que será postado, tendo consciência dos riscos envolvidos, especialmente quando o público se torna maior e até mesmo desconhecido, como ocorre costumeiramente na internet. “O problema passa a existir quando essa autoexposição foge do controle do internauta, ou seja, quando o ego “perde as rédeas” e o desejo de se expor começa a dirigir as escolhas e o próprio comportamento da pessoa”, diz.

Diário de páginas abertas

No passado mais ou menos recente ter um diário era prática comum entre jovens e adolescentes, que tratavam de garantir sua privacidade trancando-o em uma gaveta a sete chaves. Hoje, muita gente utiliza as redes sociais quase como se fazia com o antigo diário, conta o passo a passo de seu dia e os planos para o seguinte; expõe suas ansiedades, decepções e alegrias; abre o coração sem pudor.  A diferença é que no mundo virtual se escreve em livro aberto, sem dimensionar o impacto que essas informações podem causar.

Pessoas expõem a si mesmas e seus amigos, além de seguidores dos seus amigos. Informam coisas banais, como o que se come; outras de interesse puramente familiar, como a doença de um parente que ninguém conhece; e até íntimas, como fotos sensuais postadas para alimentar a autoestima. Esta última, uma prática observada mais em adolescentes, que junto com as crianças podem ser alvos de pedófilos, devido à maior fragilidade.

Gafes virtuais

Profissional de Recursos Humanos, Roberto Santos indica como regra básica não escrever, postar ou tuitar, aquilo que não falaríamos em público. “Tudo que postamos são declarações públicas que revelam nossos pensamentos, nossos valores, nossos interesses, nossa personalidade e precisamos cuidar para minimizar os problemas inevitáveis de má interpretação”.

Além da mancada do mau uso do idioma nas publicações, Roberto Santos lembra que o uso de palavrões também pode ter espaço num papo no botequim, mas ficar registrado no “mural” da web pode fazer com que outras pessoas tirem conclusões erradas a seu respeito.

Outra “gafe de mídia social” é reclamar do trabalho ou de uma cidade para onde fomos transferidos, usando-a como um veículo para extravasar a insatisfação. “Se precisa extravasar, ligue para aquele amigo confidente de total confiança, mas rede social pode ser usada até para elogiar quem está lhe pagando sua remuneração, não para denegrir a imagem ou reclamar”.

Dicas de segurança:
– Tenha sempre bom senso e cautela ao compartilhar informações em redes sociais. Nunca adicione pessoas desconhecidas. Evite ao máximo postar fotos e vídeos de caráter mais íntimo.

– Se você não é uma pessoa pública, não adicione quem você não conhece, não lembra ou não curte. Rede social não é competição de quem tem maior número de amigos e, sim, um lugar para ficar atualizado, interagir com os amigos e se divertir. Porém, preze pela sua segurança e privacidade.

– Tome cuidado com a ostentação. Isso pode ser arriscado para você, pois postar onde está, sua rotina e trajeto a cada segundo pode atrair criminosos. Não escancare a vida na internet. Tem muita gente de olho querendo usar as informações para o mal.

– Cuidado com as críticas, desabafos, rede social não é terapia. Cuidado com os assuntos polêmicos, discutir sobre futebol, religião, política nas redes sociais não é muito aconselhável, até porque o tempo passa e as consequências ficam. E, se você quer publicar a foto de alguém no qual saberia que esse alguém não concordaria, não seja indelicado e peça autorização antes.

– Cuidados com os erros ortográficos. Nada mais deselegante do que escrever errado, sem falar no uso de gírias e até palavrões nas redes sociais.

– Tenha equilíbrio em tudo. Algumas pessoas preferem soltar indiretas nas redes sociais em vez de tomar uma atitude sensata e resolver o problema. Não divulgue informações falsas. Antes de postar, faça uma pesquisa para saber se aquela informação é real.

– Muito cuidado ao clicar em links recebidos de amigos e desconhecidos. Alguns deles podem ser falsos e levá-lo para páginas contaminadas com pragas virtuais.

– Não acredite em todas as mensagens que você recebe. Muitos criminosos podem usar contas invadidas para enviar mensagens, como ajuda financeira ou marcar encontros. Procure sempre confirmar por telefone antes de responder a um pedido desses.

– Cuidado ao publicar seus dados na rede social. Alguns dos criminosos utilizam o recurso de lembrete de senhas que fazem perguntas sobre preferências e fatos da vida do usuário. Datas de aniversário, nome de parentes e animais pode fornecer dados importantes sobre senhas e lembretes.

– Não aceite qualquer pessoa como amigo. Algumas delas podem ser criminosos, esperando por alguém que queria acessar as informações do seu perfil.

– Tente não utilizar redes sociais no trabalho. Se você usa um computador compartilhado, há risco de outros usuários acessarem suas informações. Principalmente se todos compartilham a mesma senha de rede.

– Cuidado com os aplicativos. Eles podem ser divertidos, mas podem ser utilizados por criminosos para roubar suas informações. Sempre pesquise sobre eles antes de liberá-los em sua conta.

LEIA TAMBÉM

Curtida sem noção