Manual do Viajante

Idosos e aventureiros

10/10/2015
Idosos e aventureiros | Jornal da Orla
Com tempo e disposição, sozinhos ou em grupos, cada vez mais idosos encaram com leveza a experiência de se aventurar em novos destinos, o que vem chamando a atenção de agências de viagem, meios de hospedagem e de transporte.

Dados do Ministério do Turismo mostram que a população acima de 60 anos já responde por quase 18 milhões de viagens ao ano no Brasil, o que representa uma fatia de 9% do mercado nacional. A tendência é que esse público aumente a cada ano, devido ao envelhecimento da população. Estima-se que o Brasil tenha hoje 33 milhões de aposentados e pensionistas, de acordo com o IBGE. 
 
Destinos preferidos
Entre os brasileiros que pretendem viajar nos próximos meses, os idosos foram os que mostraram mais disposição para colocar o plano em prática (27,8%), de acordo com o boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo. Das pessoas com mais de 60 anos que indicaram interesse em viajar, 55,9% afirmou preferência por destinos turísticos nacionais. Os destinos de regiões serranas, as praias tranquilas, as propriedades em áreas rurais e as cidades com apelo cultural estão entre as mais disputados pelo público, que costuma optar por programação específica e temática.