Manual do Viajante

Guarujá lança guia para promoção de meios de hospedagem

11/12/2015
Guarujá lança guia para promoção de meios de hospedagem | Jornal da Orla
O turista que deseja vir para Guarujá tem um novo meio de conhecer o melhor local para hospedagem na Cidade. A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Guarujá Convention & Visitors Bureau, lançou o Guarujá Host, que visa ser uma importante ferramenta para a divulgação dos meios de hospedagem existentes na Cidade. O material pode ser acessado digitalmente por meio do endereço: http://portal.guaruja.sp.gov.br/turismo/.
 
O guia em formato digital, também disponível no Centro de Informações Turísticas das Pitangueiras (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 723, Praia das Pitangueiras), conta com 37 empreendimentos, dividido entre resorts, hotéis, flats, pousadas e albergue, destacando as informações que os viajantes mais necessitam quando precisar decidir onde se hospedar na Cidade. Nesta primeira edição, os meios de acomodação que integram a publicação representam 4.571 camas de leitos da Cidade, o que representa mais de 50% dos leitos no Município, em comparação ao último levantamento realizado em 2007.
 
Para facilitar a visualização de quem acessa o guia, o Guarujá Host é dividido por cores, separando cada modalidade de acomodação: resort em rosa, hotéis em azul, flats na cor tabaco, pousadas em verde e albergues em amarelo. Cada uma das páginas, destinada exclusivamente a cada meio de acomodação, oferece os seguintes dados: nome completo, categoria, endereço completo, dados de contato, possível presença em rede social, idio.mas de atendimento, infraestrutura e serviços, localização, capacidade geral de atendimento à equipes esportivas olímpicas e/ou paralímpicas, imagens de espaços interno e externo e código de rápido direcionamento ao portal do hotel para smartphones (QR code).
 
A Secretária de Turismo de Guarujá, Maria Eunice Leão Grötzinger, idealizadora do projeto, destacou em sua fala que a ideia do Guarujá Host foi concebida em 2014, motivada pela necessidade de mais informações acerca da oferta hoteleira da Cidade.
 
“A última informação sobre os meios de hospedagem que a Prefeitura tinha era de 8 anos atrás e, desta maneira, era necessária atualização e ampliação dos dados. O Guarujá Host vem brindar todo o trade e, consequentemente, os turistas”, disse. A responsável pela pasta de turismo ainda ressaltou que espera uma participação maior dos demais meios de hospedagem de Guarujá na segunda edição e pede que os mesmos procurem a Secretaria de Turismo para tal inserção.
 
Trade e comércio comemoram – Além dos turistas, o setor hoteleiro e o comércio também saem beneficiados com o lançamento do Guia. Presente no evento e representante de um dos resorts da publicação, o gerente geral do Sofitel Guarujá Jequitimar e presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, João Carlos Pollak declarou estar bastante alegre e otimista com o turismo na Cidade. “Este guia será uma nova e importante ferramenta de divulgação da nossa Ilha do Dragão, fortalecendo o turismo de Guarujá em um todo”.
 
Representando o comércio da Cidade, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, Rogério Sachs enalteceu a parceria existente entre o poder público e a entidade que representa, destacando que o guia servirá como grande impulsionador “econômico e social no Município”. 
 
O Guia – Os meios de hospedagem que integram o Guarujá Host foram selecionados com base no espontâneo atendimento – por parte dos empreendimentos, ao convite realizado pela Secretaria de Turismo em 12 de maio, durante evento de promoção do Guarujá Host. Além disso, a proposta do guia foi amplamente divulgada por meio do Diário Oficial de Guarujá e outros canais de comunicação governamentais e dos parceiros do projeto. A seleção dos hotéis considerou, ainda, o correto e completo preenchimento da ficha de inscrição, envio de dados complementares à Secretaria de Turismo e/ou visita técnica aos meios de hospedagem.
 
O guia será distribuído, em formato digital e no idioma Português às entidades e empresas que necessitem conhecer a oferta de acomodação de Guarujá, tanto quanto estará à disposição para consulta gratuita no Centro de Informações Turísticas e canais de comunicação da Prefeitura. Sua atualização será trimestral e, como um documento vivo, será regularmente ampliado, permitindo que novos empreendimentos da Cidade possam integrá-lo também. E, brevemente, também estará disponível em outros idiomas.
 
O Guarujá Host – Guia de Acomodação de Guarujá também contou com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, Conselho Municipal de Turismo, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, SEBRAE-SP e Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.