Leitura

Escritora potiguar lança livro chr34Veias e Versoschr34

19/05/2016
Escritora potiguar lança livro chr34Veias e Versoschr34 | Jornal da Orla
 Aos 13 anos, a perda do pai, vitimado por emboscada violenta na cidade de Japi, no Rio Grande do Norte, serviu de mote para o destino e para a literatura que, a partir dali, moldaria o caminho da jornalista e escritora potiguar Goimar Dantas, radicada em São Paulo. O evento traumático da precoce ausência paterna se transmutou em alguns dos poemas mais tocantes do livro “Veias em versos”, lançado em abril pela Editora Penalux. É o caso de A linha do trem, Pa(i)radoxo, Do sentido das coisas e Para sempre Pedro.       
 
Escritos de 1992 a 2014, os 68 poemas do livro estão agrupados sob o viés memorialista. Além da figura paterna, a infância, os amores platônico/romântico/erótico, o processo de escrita, as influências literárias, o interior do Rio Grande do Norte e seu contraponto mais evidente, o elemento água, também são alguns dos seus subtemas.  
 
As lembranças da meninice da autora, vivida entre o Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo surgem em poemas como “O eterno retorno”, “A pequena notável”, “Presente dos céus”, “Fogueira” e “Seringueira” – a maioria pontuada por um misto bem-vindo de sensibilidade e farta carga imagética. “Transformar dor, tristeza, saudade e amor em arte é o que nos salva e nos redime”, acredita Goimar.  
 
Já o sagrado e o profano flertam em poemas como “Don Juan”, “Oração dos apaixonados” e “Para além dos cânticos”, mesclando religiosidade e sensualidade.
Sobre a autora:
 
Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e mestra em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2011, foi finalista do Prêmio Jabuti com a biografia Cortez – A saga de um sonhador (Cortez Editora), em coautoria com Teresa Sales. É autora de obras de diversos gêneros, como o livro-reportagem Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014). Escreveu os infantojuvenis: Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013), também publicado em 2014 pelo grupo editorial Octaedro, da Espanha; Minha boca está pelada! (Escrita Fina Edições/2013) e Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2011). 
 
Serviço: Veias em versos
Autora: Goimar Dantas
Editora: Editora Penalux
Preço: R$ 35
Número de páginas: 108