Manual do Viajante

Como economizar nas passagens aéreas

30/07/2016
Como economizar nas passagens aéreas | Jornal da Orla
Saber os melhores dias para pesquisar e quais cidades de partida e de destino ajudam a diminuir os gastos de viagem na hora de comprar uma passagem aérea. Segundo o comparador de bilhetes aéreos Voopter, as melhores ofertas surgem no sábado e domingo. Confira as dicas:
 
Melhor período para compra- A segunda quinzena do mês tem sido o período em que as maiores promoções acontecem, apesar de ser impossível prever com precisão as melhores ofertas. Uma das sugestões é procurar as passagens aéreas no fim de semana, quando aparecem muitas promoções.
 
Dias e horários de viagem – Já para voar, sempre é bom evitar segundas e terças-feiras, quando há muita demanda por voos de negócio, e os horários nobres como, por exemplo, a primeira hora da manhã e a última da tarde. Por isso, fique de olho nos voos da madrugada: como o preço das passagens oscila conforme a oferta e procura, eventualmente os voos das altas horas podem ficar atraentes.
 
Aeroportos mais vantajosos – Se puder escolher de onde partir, os aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro são os principais do Brasil em termos de volume de voos, portanto as chances de haver preços mais baratos são maiores nessas origens. Também é possível encontrar bons preços saindo do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, pois algumas companhias aéreas internacionais e nacionais de médio porte que operam voos por lá costumam surpreender.
 
Compra com antecedência – Buscar passagens no último minuto é uma estratégia muito arriscada no Brasil. O cenário pode mudar no futuro, já que em outros países há a cultura de promoções de última hora para os assentos restantes dos aviões. Mas, por enquanto, a recomendação da empresa é pesquisar com antecedência.
 
Melhores destinos – Aposte em destinos nacionais e em países da América Latina. As regiões Sul e Sudeste são ótimas para quem quer curtir o inverno. No Nordeste apresenta tempo bom durante quase o ano inteiro. Quanto aos nossos vizinhos sul-americanos, é possível encontrar ofertas atraentes para Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Peru. 
 
Se ainda quiser voar para longe, busque por destinos não tão procurados. Na Europa, saia da zona do euro com Hungria, República Checa, Bielorrússia, Macedônia, Polônia, Bulgária e Croácia. Já na Ásia, a dica é Indonésia, Índia e Tailândia.