Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Turismo/Manual do Viajante | 27/08/2016

Viagem pelo rio

Passeios fluviais revelam paisagens e situações surpreendentes. Confora alguns roteiros:

Viagens dos sonhos por trens, rodovias ou mesmo marítimas encantam pela possibilidade de conhecer diversos locais, com o adicional de o próprio percurso ser prazeroso. A este leque de opções juntam-se os passeios fluviais, que revelam paisagens e situações surpreendentes. Confira alguns roteiros:
 
São Francisco
 
Uma verdadeira artéria repleta de belezas, o Rio São Francisco oferece cenários dignos de sonhos, paisagens que remetem a cenas de novelas (como "Cordel Encantado", da TV Globo) e figuras folclóricas de nossa história, como Lampião. A rota "Caminhos do São Francisco", que pode ser feita em 4 ou 5 dias, se inicia na cidade de Delmiro Gouveia (a  294 quilômetros de Maceió), em pleno sertão alagoano, e termina em Piaçabuçu, a 260 km do ponto de partida. Pelo caminho, grutas, cânions, pontos de exuberante vegetação, muita história e cultura popular. Mais informações: www.caminhosdosaofrancisco.com.br 

Amazonas

Conhecer toda a exuberância da Floresta Amazônica, com seus sons, fauna, flora e simpática população ribeirinha (índios e caboclos), é uma experiência única, que atrai principalmente turistas estrangeiros. Mas também é uma boa pedida para os brasileiros, que conhecerão, na prática, um outro país. Destaque especial para a gastronomia local, repleta de peixes, frutas e temperos inéditos e inesquecíveis.

França
Já na Europa, e evidentemente por um custo bem mais alto, grandes pedidas são os cruzeiros fluviais cortando regiões vinicultoras da França: Bordeaux, Sul da França, Ródano e Joias do Sena. No intinerário "Deslumbrante Bordeaux", por exemplo, o visitante conhece regiões consagradas por seus belos vinhos, como Cadillac, Sauternnes, Saint Emilion, Cognac, Médoc e Bordeaux. Já em "Ródano Encantador" o visitante corta a Provence, degustando vinhos em diferentes paradas, assiste a um concerto exclusivo no antigo Palácio Papal de Avignon, e termina o roteiro em Paris. Informações: www.velle.tur.br

Mekong, Vietnã

Dificil imaginar que, décadas atrás, o Rio Mekong foi palco de uma das mais sangrentas guerras do século 20. Cortando o Vietnã, ele conduz a paisagens quase surreais, margeando densas florestas, pequenas plantações e permitindo a visualização de aldeias, templos budistas e, por toda a extensão, um povo sorridente. Prepare-se para se surpreender com os condimentados pratos da gastronomia local. 
 


Leia também