Manual do Viajante

Dicas para evitar acidentes em trilhas

21/01/2017
Dicas para evitar acidentes em trilhas | Jornal da Orla
No período de férias, as pessoas que apreciam ecoturismo gostam de se aventurar por trilhas e cachoeiras, mas é preciso seguir as dicas de segurança e prestar atenção à previsão do tempo para que não aconteçam acidentes durante o passeio. Como o verão também é época de chuvas, pedras e caminhos podem ficar mais escorregadios. Além disso, a precipitação nas cabeceiras e nascentes de rios pode provocar aumento repentino do fluxo, as chamadas trombas d’água. Confira orientações fornecidas pelo Ministério do Turismo:
 
Nunca vá sozinho
Um dos erros ao frequentar esses locais pela primeira vez é ir sozinho ou, quando em grupo, dispensar o guia. São opções que aumentam o risco de se perder no caminho ou de escolher uma trilha perigosa. O ideal é sempre fazer o passeio em, no mínimo, duas pessoas. É importante também sempre levar água potável, lanterna e, se possível, mapa da região.
 
Leve celular carregado
É fundamental levar os aparelhos celulares completamente carregados. Somente um deve ficar ligado por vez, e o outro só após o primeiro descarregar a bateria. Ainda que na cachoeira não haja sinal, em caso de acidente é possível voltar ao ponto coberto por antenas e ligar para o resgate. 
 
Avise seus familiares
Se for fazer trilha ou ir a cachoeira, avise seus familiares e dê previsão de retorno. Se o prazo se esgotar e a pessoa não entrar em contato, deve-se comunicar o Corpo de Bombeiros imediatamente. 
 
De olho no céu
Ao programar uma trilha, é necessário verificar a previsão do tempo para o dia. O mais aconselhável é abortar a visita quando houver ameaça de chuva. Nessas condições, as pedras ficam mais escorregadias. Caso a trilha já tenha começado quando o temporal desabar, a recomendação é retornar ao local de origem. Se houver cachoeira, o ideal é procurar um ponto alto, distante do curso d’água.
 
Em caso de acidentes
Se alguém se afoga, a recomendação é ligar para o 193 e solicitar ajuda; Se possível, jogue algum objeto para que a pessoa possa flutuar na água; Não tente puxar a pessoa sem proteção; Em caso de trauma no braço, caminhe até o ponto de resgate mais fácil; Se o trauma for na perna, só movê-la para o resgate.