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Turismo/Manual do Viajante | 22/02/2017

Saiba o que fazer se faltar lugar no voo

Empresa aérea terá que arcar despesas relativas a refeições e transportes; em caso de atrasos, consumidor também deve procurar seus direitos

Você sabe o que é overbooking? É quando a empresa aérea vende mais passagens que o número de poltronas disponíveis. Quando isso acontece, o passageiro, além de não conseguir embarcar e perder o compromisso, muitas vezes tem que encontrar local para se hospedar ou se alimentar antes do próximo voo.

O que boa parte dos viajantes não sabe, é que, em casos de overbooking, a empresa aérea tem o dever de acomodar o passageiro em outro voo. E mais, arcar com despesas relativas a refeições, telefonemas, transportes e acomodações, se necessário.

Fora isso, as companhias ainda precisam reembolsá-lo, além de oferecer outros tipos de comunicação.

Como proceder em casos de atraso

Em casos de atraso, procure o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia para tentar solucionar o problema. Entre os direitos que o consumidor tem nesses casos, está a prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino ou, até mesmo, ser encaminhado para outra empresa aérea sem custo. Se for demorar, o viajante tem o direto de se hospedar em hotel por conta da empresa.

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