Tecnologia

Bazar de eletrônicos reciclados da Fundação Settaport

12/06/2017
Bazar de eletrônicos reciclados da Fundação Settaport | Jornal da Orla

O Centro de Reciclagem da Fundação Settaport vai realizar, todas as sexta-feiras, a partir do dia 16, das 9h às 17h, na Avenida Conselheiro Nébias, 85, um bazar inédito de eletroeletrônicos usados, com preços acessíveis. No bazar serão vendidos produtos que ainda funcionam e outros que podem ser reaproveitados, como TVs de LCD, teclados, mouses, CPUs, monitores entre outros equipamentos e acessórios.

Além de promover a circulação de peças e equipamentos, o bazar tem como objetivo buscar a sustentabilidade financeira do único CRLE da Baixada Santista, instituição que recolhe, recupera e devolve à comunidade e à entidades assistenciais, computadores reciclados que, hoje, fazem parte de 9 salas de inclusão digital. Esses espaços contam com professores e acesso grátis à internet, para atendimento a alunos de todas as idades.

Além disso, o descarte do material que não pode ser reutilizado é feito por meio da manufatura reversa, quando a matéria prima retorna ao processo produtivo, não prejudicando a natureza. 

O presidente da Fundação Settaport, Chico Nogueira, enfatiza a necessidade de projetos como este terem cada vez mais espaço na sociedade. “A reciclagem faz com que tenhamos respeito ao meio ambiente e também uma nova cultura de preservação. Precisamos pensar nas nossas futuras gerações”.

Desde a sua inauguração, em 2010, o Centro de Reciclagem da Fundação Settaport coletou mais de 600 toneladas de lixo eletrônico, recuperou cerca de 300 computadores e comprou um caminhão que recolhe equipamentos obsoletos em domicílio. Para agendar a coleta, moradores de toda a região podem entrar em contato pelo telefone (13) 3221-5546.