Manual do Viajante

Vai viajar nas férias? Suspenda alguns serviços e economize

05/07/2017
Vai viajar nas férias? Suspenda alguns serviços e economize | Jornal da Orla

Você sabia que ao deixar a residência desocupada durante um longo período, como férias, por exemplo, é possível solicitar a suspensão de alguns serviços? Para ajudar, a Fundação Procon-SP orienta o cidadão sobre como economizar. Confira as dicas:

Telefone fixo – é chamado de “desligue temporário” e o consumidor tem que estar em dia com os pagamentos. O prazo é de 30 a 120 dias, uma vez a cada 12 meses e não há cobrança de taxa para suspensão e reativação. A assinatura mensal não pode ser cobrada.

Telefone móvel – a suspensão pode ser feita pelo prazo de 30  até 120 dias, uma vez a cada 12 meses. Não há ônus para o consumidor e também é necessário estar em dia com os pagamentos.

TV por assinatura – pode  ser feita pelo prazo de 30  até 120 dias, uma vez a cada 12 meses. Não há ônus para o consumidor e também é necessário estar em dia com os pagamentos.

Água – o prazo pode ser negociado com a concessionária. Existe cobrança para a supressão e para a religação do serviço.

Energia Elétrica – cada concessionária possui regras específicas. Para verificar as condições, o consumidor precisa entrar em contato com a empresa que atende sua região.

Em todos os casos acima, é preciso entrar em contato com o SAC das empresas para fazer a solicitação. É fundamental que o consumidor anote os números dos protocolos de atendimento.

Outros serviços
Para outros casos como Internet, academia, cursos, assinatura de revistas e jornais, é necessário verificar no contrato ou junto ao fornecedor se é possível pedir a suspensão temporária e quais as condições para isso: se há cobrança, qual o prazo e os procedimentos a serem adotados para realizar a solicitação.