Destinos no Exterior

México selvagem

02/12/2017
México selvagem | Jornal da Orla

Em seus 1.960.000 km² de superfície, o território mexicano oferece tudo para que o visitante de espírito aventureiro realize sua viagem dos sonhos. Mas o país oferece um contato especial com a natureza: desde um passeio inesquecível entre borboletas migratórias até a aproximação com mamíferos marinhos ou pequenas tartarugas que visitam as praias para desovar. Conheça algumas experiências surpreendentes:
 

Os flamingos de Yucatán – Em Ría Lagartos, um estuário de mangues que abriga a maior população de flamingos do país, o cenário é preenchido pelo colorido dessas belas aves. Outra atração são as cavernas de calcário tão claras como cristais, perfeitas para nadar e mergulhar.

 

Quintana Roo

Nadar com os mansos tubarões-baleia na Holbox é uma experiência suprema, mas há outras como brincar com espécies aquáticas enquanto passeia de caiaque, mergulha ou pratica snorkel. A reserva natural Ilha Pássaros, com 150 espécies de aves, é uma das mais importantes do país.

 

Mar de Cortés – As ilhas e áreas protegidas do Mar de Cortés são consideradas Patrimônio da Humanidade. O visitante pode estar na água e ver de perto enormes baleias entre as inúmeras formas de vida marinha; praticar algum esporte radical ou experimentar aventuras autênticas para a família.

 

Chiapas – Na área ecoturística Arco do Tempo (nomeada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO), é possível explorar cânions com profundidade de 50m ou atravessar o rio La Venta em uma canoa até um acampamento na selva. No céu, as plumas brilhantes da bela arara vermelha.
 

Borboletas em Michoacán

Entre novembro e março, milhares de borboletas 'monarca', que viajam 4 mil km do Canadá até o México, podem ser vistas em seis municípios de Michoacán, formando um fenomenal mar negro e alaranjado. 

 

San Luis Potosí

A Caverna das Andorinhas, com 376 m de altura, permite a observação de milhares de andorinhas de pescoço branco e a espeleologia do local. Nos arredores estão Real de Catorce, pitoresco povoado mineiro, e Xilitla, com o Jardim Surrealista de Edward James.

 

Vale de Bravo, Estado do México – A um pulinho da Cidade do México, o Vale de Bravo tem algo para todos: aventureiros, gourmets ou aqueles que gostam de não fazer nada. Muito perto está a Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca. A vila ainda mantém o ar do México antigo.

 

Puerto Escondido, Oaxaca

O cosmopolismo e ambiente descontraído combinam com o lugar com ondas perfeitas para o surfe. Perto dali esta o Parque Nacional Lagunas de Chacahua, onde três espécies de tartarugas protegidas desovam em suas praias.

 

Costa imaculada, Jalisco – Atravesse plantações de frutas tropicais e pastos selvagens a cavalo ou com uma mountain bike. De Barra de Navidad até Puerto Vallarta descubra praias escondidas, baías e estuários repletos de aves migratórias. Lá se encontra o Lago de Chapala, o maior do México.