Roteiros Nacionais

Cunha: terra do sossego

16/12/2017
Cunha: terra do sossego | Jornal da Orla

Montanhas, vales, belas paisagens, sossego, gastronomia, artesanato. Tudo isso o turista encontra na Estância Climática de Cunha, cidade do Alto Vale do Paraíba, a 230 da capital paulista. Além das belezas naturais da Serra do Mar, o município tem fácil acesso para as praias, devido à sua proximidade com Ubatuba e Paraty, cidades litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O município abriga diversas construções tombadas pelo Patrimônio Histórico, incluindo a Igreja da Matriz, que foi construída em 1731 e está passando por restauração. São evidências históricas que remetem à época em que Cunha era rota dos tropeiros que percorriam a Estrada Real, levando o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty e de lá para o Rio de Janeiro e Portugal.
 

Gastronomia
Um bom motivo para visitar Cunha é sua gastronomia. Alimentos como truta, pinhão, queijos, mel, cordeiro e cogumelo shitake são utilizados pelos chefs locais junto com outros ingredientes para montar saborosos pratos oferecidos nos restaurantes da cidade.

 

Turismo rural
Que tal conhecer fazendas de cultivo de cogumelo shitake e de truta, apiários, queijarias, pesqueiros e alambiques. A cerveja artesanal também está ganhando espaço na cidade e é possível visitar as cervejarias nos pontos mais altos do município e degustar a bebida.

 

Pólo ceramista


Há muitos ateliers de cerâmica na cidade, considerada o maior pólo da cerâmica de alta temperatura da América Latina. Isso porque na década de 1970, artistas japoneses lá instalaram, onde iniciaram seus trabalhos utilizando fornos a lenha, chamados de noborigama. De 3 a 28 de janeiro de 2018, a Associação dos Ceramistas de Cunha realiza exposição para apresentar a diversidade de estilos e técnicas lá desenvolvidos por mais de 50 artistas locais.
 

Belezas naturais


Cunha fica em uma região contemplada por belezas naturais como as cachoeiras do Pimenta, do Desterro e do Barracão. Além da Pedra da Macela, que em seu pico, a 1.840m de altitude, é possível apreciar a paisagem deslumbrante que inclui Paraty, a baía da Ilha Grande e parte de Angra dos Reis e todas as montanhas e serras que ficam no entorno. Entre os destaques está o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, onde o visitante também pode se banhar em suas cachoeiras e percorrer suas trilhas guiadas por monitores. São três ao todo, cada uma com um grau de dificuldade e distância.