Roteiros Nacionais

Tempo de vindima no sul do País

20/01/2018
Tempo de vindima no sul do País | Jornal da Orla

O verão na Serra Gaúcha coincide com a colheita da uva, fruto que dá origem ao vinho, principal bebida e produto turístico do Vale dos Vinhedos. E Bento Gonçalves já está em festa com a realização da 9ª Vindima, que segue até 18 de março com atrações que valorizam a cultura e a tradição do vinho.

Entre as muitas opções o turista poderá participar da colheita e pisa das uvas; fazer cursos de degustação de vinhos, espumantes, queijos, geleias e sucos; correr ou pedalar em meio aos parreirais; degustar jantares harmonizados; participar das festas típicas nas comunidades; fazer piqueniques e almoçar ao ar livre. As atividades são oferecidas pelas vinícolas, restaurantes, hotéis e outros empreendimentos que promovem o enoturismo na região o ano inteiro. Confira as principais atrações:

 

Bênção das parreiras- A 9ª Vindima será aberta oficialmente sexta-feira, edia 26, com bênção dos parreirais e vitivinicultores, visitas ao Memorial do Vinho e Casa do Filó, colheita e pisa das uvas pelas princesas e rainha do Vale dos Vinhedos. 

Colheita e pisa- Em pleno Carnaval, Bento Gonçalves brindará suas origens com a colheita e pisa da uva, sabragem (técnica de abertura da garrafa com o uso de um sabre), campeonato árvore da cuccagna e merendin (um lanche típico italiano) nos parreirais. Também haverá cursos de harmonização de vinhos e espumantes. O domingo de Carnaval será marcado pela Maratona do Vinho, com opção de corrida individual ou revezamento.  

Sagra Trentina – Em março os turistas participam da 3ª Sagra Trentina, quando serão recebidos com coquetel nos parreirais. Já o festival Sabores da Vindima valoriza as raízes regionais com vinhos, espumantes, sucos, comida típica italiana, artesanato, música e exposições. 

Maria Fumaça – O passeio turístico de trem a vapor na Região Uva e Vinho une Bento Gonçalves a Garibaldi e Carlos Barbosa. São 23 km de percurso com duração de duas horas. Em todas as estações a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.