Tecnologia

Conheça o Hand Talk, aplicativo que traduz libras para português

02/03/2018
Conheça o Hand Talk, aplicativo que traduz libras para português | Jornal da Orla

Todas as inovações que ajudam na inclusão social sempre são bem-vindas. No caso dos portadores de necessidades especiais, a tecnologia é uma importante ferramenta para trazer um pouco de conforto para este grupo de pessoas. Para os deficientes auditivos, a comunicação é um desafio diário. Para que a mensagem seja bem entendida é necessário no mínimo aprender Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

 

Segundo o senso do IBGE de 2010, aproximadamente 10 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva em todo o Brasil. Deste número, apenas 30% foram alfabetizadas completamente em português. Os outros 70% dependem da “língua dos sinais” para se comunicar.

Esses dados mostram a dificuldade que essas pessoas possuem para interagir e ter uma vida com igualdade de chances para estudar e trabalhar. Os cursos de libras são essenciais para garantir a comunicação com outros surdos e o mundo, porém, sem o completo entendimento da língua portuguesa, tarefas simples como navegar na internet se tornam difíceis para os surdos. Mas é justamente do mundo digital que surge uma simpática figura que vem melhorando a qualidade de vida dos deficientes auditivos e de seus amigos e familiares.

Tecnologia a serviço do bem
Hugo é um sujeito magricela e de aparência amigável. Quando se trata de traduzir palavras e expressões do português para Libras, ele é incansável. Hugo, na verdade, é um personagem digital criado para ser a estrela do aplicativo Hand Talk. Primeiro vamos contar a história deste app e seus criadores, genuinamente brasileiros.

A ideia surgiu para um trabalho acadêmico de publicidade, onde o estudante alagoano Ronaldo Tenório criou um produto para facilitar a comunicação com os surdos. Anos mais tarde, o projeto saiu do papel com a ajuda do programador e amigo Carlos Wanderlan. A “cereja do bolo” foi a criação do avatar Hugo, feita pelo especialista em animações Thadeu Luz. 

O “quarteto” se uniu e formou a Hand Talk. Depois disso não parou de colecionar conquistas, sendo alguns delas internacionais, como o 8º lugar na WSA Mobile 2013, promovido pela ONU, na categoria inclusão social.

Hand Talk, o super tradutor
Após baixar gratuitamente o aplicativo pelo sistema Android ou IOS, o usuário pode traduzir textos ou mensagem de voz para Libras. O layout é muito fácil e intuitivo, quase todas as palavras e expressões podem ser compreendidas. Sem dúvidas, uma ferramenta para quebrar barreiras e promover a acessibilidade.

Além dos smartphones e tablets, o Hand Talk pode ser encontrado no formato de totens em alguns shoppings espalhados pelo Brasil. Também é possível usar o aplicativo em sites para traduzir o conteúdo em Libras. Grandes empresas já utilizam este recurso em portais como: Avon, Natura, Magazine Luiza, Pinacoteca e Catraca Livre.

Ultrapassando fronteiras
Os sócios Ronaldo, Carlos e Thadeu pretendem ampliar cada vez mais os recursos da Hand Talk. O aplicativo alcançou a expressiva marca de mais de um milhão de downloads e tem 150 mil usuários ativos por mês. O plano agora é levar Hugo para outros lugares no mundo, tendo em vista que a linguagem por sinais é diferente em diversos países. Atualmente, há aproximadamente 200 línguas para surdos e mudos no mundo.
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante