Notícias

Dicas para congelar, armazenar e descongelar carne bovina

11/03/2018
Dicas para congelar, armazenar e descongelar carne bovina | Jornal da Orla

Carne é, sem dúvidas, uma das grandes paixões dos brasileiros, principalmente no que se diz à carne bovina. Quem não curte aquele churrasquinho de fim de semana com os amigos? Ou então ir num bom rodízio e se deliciar com os mais variados tipos de carne? Porém, é necessário cuidados na hora de preparar e consumir carne bovina.

A carne é alimento altamente perecível, portanto, é mais vulnerável à ação de micro-organismos, como bactérias. Com isso, cuidados no armazenamento, congelamento e descongelamento são primordiais para a manutenção da qualidade do produto. 

Preservar sua carne com passos simples
Normalmente, é no congelamento e descongelamento da carne que os consumidores ficam mais em dúvida. Por ser muito conveniente manter quantidades de carne congelada para usarmos no dia a dia, esse processo é extremamente importante para que possamos manter a cor, o sabor e a textura ideais do produto. Siga algumas dicas importantes para resfriar, congelar e descongelar a carne adequadamente e ter a sua refeição mais saborosa:

1) Transporte após a compra
A carne deve ser o último item da lista do supermercado a ser comprado para que não perca a temperatura e libere líquido. Evite paradas durante o trajeto para casa e, ao chegar, defina rapidamente o que irá fazer: congelar ou resfriar.

2) Na geladeira
Coloque a carne embalada do jeito que você comprou diretamente na geladeira na parte mais alta e tente consumi-la em até três dias. Não há necessidade de retirar a embalagem da carne a vácuo antes do resfriamento ou congelamento, exceto se desejar fazer a limpeza da peça e adicionar os temperos para preparo no mesmo dia.  A carne que está fora da embalagem deve ser mantida em recipientes hermeticamente fechados para evitar contaminação e ressecamento.

3) No congelador
A carne embalada a vácuo deve ser congelada sem ser retirada da embalagem até o momento do preparo. Carnes compradas a granel devem ser armazenadas em sacos plásticos adequados para o congelamento, tendo o cuidado de retirar o ar do saquinho o máximo possível.

Carnes congeladas em pedaços tem validade de oito meses, enquanto na forma de bifes duram seis meses. Já a carne moída não suporta mais que três meses e as peças inteiras têm validade de até um ano. Opte por dividir peças grandes em porções antes de congelar para que o processo ocorra mais rapidamente.

4) Descongelamento ideal
O ideal é que o descongelamento seja gradual e lento, dentro da geladeira, de um dia para o outro, em temperatura entre 4 a 6° C. O período de 24 horas costuma ser suficiente para o processo.

5) Acelerando o descongelamento
Coloque a carne em uma embalagem bem fechada e coloque-a em uma tigela bem grande com água fria corrente. O tempo de descongelamento depende do tamanho da carne. Pequenos pedaços descongelam em cerca de uma hora. Já cortes maiores levam em torno de duas a três horas.

6) Casos de emergência
Em casos de urgência, o micro-ondas pode ser uma opção. Remova a carne da embalagem plástica e coloque-a sobre um prato fundo ou travessa de vidro. A maioria dos aparelhos descongelam até um quilo de carne de cada vez. Mesmo utilizando a opção de “descongelamento inteligente”, ela ainda pode ter textura de borracha. Para garantir que isso não aconteça, pare para verificar o progresso a cada 45 segundos.

7) Jamais faça
O descongelamento com água quente é desaconselhável, pois o contato com a carne congelada gera choque térmico e leva a um maior rompimento das fibras e exsudação (drip).

8) Descongelar e recongelar
Só recongele uma carne já descongelada se o processo foi feito lentamente na geladeira. Isso porque em temperatura controlada, as mudanças bioquímicas e microbiológicas da carne são pouco afetadas. 
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante