Notícias

Mãe é tudo igual. Só que não!

13/05/2018
Mãe é tudo igual. Só que não! | Jornal da Orla

“Mãe é tudo igual, só muda de endereço”. É verdade que as mães são seres eternamente preocupados com o bem-estar e a segurança dos filhos e estão sempre em alerta para protegê-los. Por outro lado, cada mãe tem personalidade e características próprias, que as tornam mais do que especiais. Você certamente vai reconhecer os tipos de mães listados aqui. Seja na sua ou em você mesma.
 

Fitness
Se você é familiarizado com legumes, fibras, arroz integral, sabe o nome de mais de cinco ervas para chás e pratica esportes desde que se conhece por gente, a sua mãe é a famosa Mãe Fitness. Ela tem vida ativa, adora correr na praia, está cheia de vitalidade logo pela manhã com roupa de ginástica. Em alguns momentos da sua infância pode até ter te chateado por não deixar tomar sorvete no jantar, mas agradeça a ela por você ser saudável hoje!

Dica de presente: roupa de ginástica, garrafa de água personalizada, tênis esportivo, suplementos, fone de ouvido, suporte para celular (braçadeira), mochila, pochete, viseira, bicicleta, aparelho de ginástica.

 

Tecnológica


A mãe tecnológica é aquela que não larga do celular ou do computador e está sempre à procura dos dispositivos mais modernos. Depois que ela descobriu as redes sociais, nunca mais saiu de lá! Adora postar fotos do passado, compartilhar informações (sem checar a fonte), comentar em todas as fotos em que você é marcado e vive pedindo ajuda para aprender a mexer em um aplicativo novo.

Dica de presente: celular, tablets, porta-retratos digital, assinar netflix ou spotify, capas de celular e tablets, smartwatch, carregador portátil.

 

Intelectual


Essa mãe não dispensa um bom livro, adora assistir filmes clássicos e palestras ou visitar exposições e museus. Desde cedo, incentiva os filhos à leitura, ao aprendizado da música, de idiomas e outras atividades voltadas ao desenvolvimento intelectual. Se você achava uma chatice acordar cedo aos sábados para as aulas de inglês e hoje tem um emprego graças à fluência no idioma, agradeça a ela!

Dica de presente: ingressos de museus ou exposições, livros, coletâneas de clássicos, pagar um curso de idiomas, vinho.

 

Sustentável 


Ela usa fraldas de pano no bebê, prioriza a amamentação em vez da mamadeira, só come alimentos que não estão embalados (se possível, produzido na própria horta), passa longe dos produtos testados em animais, não usa roupa tingida e é metódica quando o assunto é consumo consciente: recicla, reutiliza e reduz.

Dica de presente: revisteiro feito de garrafa pet, roupas artesanais, capa para celular de madeira reaproveitada, óleos corporais veganos, acessórios feito de material reciclável, caixote de madeira decorado com estofamento, vasos de plantas, terrário.

Zen


Ela pode ser definida como a mãe da paciência (com o perdão do trocadilho!). Para ela, a maternidade deve ser vivida em sua plenitude e, por isso, nada precisa de pressa. Ela é capaz de passar a tarde observando os filhos correrem em círculo em volta de uma árvore, enquanto aproveita para praticar umas posições de Yoga. 
Dica de presente: tapete de yoga, roupas confortáveis, rede de balanço, pedras, incensos, decorações de budas, um dia de spa, livros de meditação, CD com músicas de sons da natureza.

 

Prendada


Ela não trabalha fora, mas dentro de casa. Está sempre trocando a decoração, mudando os móveis de lugar, aprendendo uma nova técnica de artesanato e adora receber elogios pelos pratos que inventa na cozinha. Provavelmente, quando criança, você usou um casaquinho ou meia de crochê feito por ela. 

Dica de presente: jogo de panelas, quadros decorativos, linha de crochê, tapetes, almofadas, luminárias, abajur, vasos de porcelana decorativos, objeto de arte como quadros ou estatuetas, cafeteira designer, jogo de estofado novo, uma espreguiçadeira para sala ou para piscina.

 

Na hora de comprar a “lembrancinha”…

Tudo bem que o mais importante do Dia das Mães é reconhecer o amor incondicional oferecido, com gestos e palavras, mas — por mais que elas neguem — todas adoram ganhar um presente (como elas dizem, “uma lembrancinha está bom!”). Confira algumas orientações para o momento de ir às compras, do educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).
 

Dicas para ajudar os filhos nas Compras
1. Saiba quanto poderá gastar, analisando, primeiramente, o seu orçamento financeiro;
2. É sempre importante poupar dinheiro para as data especiais e comemorativas em geral, isso evita gastos desnecessários;
3. Unir os irmãos e o pai na hora de presentear pode ser uma boa alternativa, pois, assim, o presente pode ser melhor e cada um pagará menos por ele;
4. O momento da compra deve ser feito com paciência, tranquilidade e foco, para que não se gaste mais do que estava programado;
5. Ao entrar nas lojas, seja gentil com o vendedor e gerente; negocie o preço do objeto em questão, pague à vista e tente descontos;
6. Se tiver que parcelar, cuidado, veja se a prestação cabe no seu orçamento mensal, se não, dê outro presente;
7. Se não der para comprar com antecedência, converse com a sua mãe e dê flores, só para a data não passar em branco. Nos próximo dias, vá às compras; com certeza você encontrará promoções interessantes;
8. Nessa data tão especial, esteja perto de sua mãe e diga a ela o quanto a ama; isso é o mais importante.