Datas Comemorativas

Saiba se você conhece o Embaré

15/09/2018
Saiba se você conhece o Embaré | Jornal da Orla

1. O Santuário Santo Antônio do Embaré foi erguido num terreno onde antes havia:
Resposta D: Devoto de Santo Antônio, o Barão do Embaré, Antônio Ferreira da Silva, construiu uma pequena capela nos fundos de sua chácara, localizada em frente ao mar, em 1875. Após seu falecimento, o lugar ficou abandonado até 1911, quando foi reconstruída. Passou por uma série de reformas e ampliações até a sua configuração atual ser inaugurada, em 1945. Em 1952, foi elevada à condição de Basílica pelo papa Pio 12.

2. O busto instalado no jardim da orla, em frente à rua Oswaldo Cochrane, é uma homenagem a:
Resposta B: Joaquim Marques Lisboa alistou-se como voluntário na Marinha do Brasil, onde seguiu carreira, até atingir a patente máxima. É considerado um herói da corporação, por atuações em conflitos como a Guerra da Cisplatina e do Paraguai (comandou a vitória da armada brasileira na decisiva Batalha de Riachuelo). Na sua data de aniversário, 13 de dezembro, comemora-se o Dia do Marinheiro. 

3. Conselheiro Lafayete e Conselheiro Ribas foram a mesma pessoa?
Resposta C: Nascido no Rio de Janeiro em 1818, Antônio Joaquim Ribas é considerado o sistematizador do Direito Civil brasileiro. Formado em Direito pelo Largo São Francisco, foi advogado, escreveu diversas obras jurídicas e professor da própria faculdade onde estudou. Faleceu em Petrópolis, em 1890.

Já Lafayette Rodrigues Pereira foi um jurista, sogro de José Bonifácio de Andrada e Silva. Advogado, jornalista e escritor, foi eleito em 1908 para ocupar a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, que tinha sido ocupada por Machado de Assis. Após sua morte, sua cidade-natal, até então denominada Queluz, passou a se chamar Conselheiro Lafayette.

4. Oswaldo Cochrane e Almirante Cochrane foram a mesma pessoa?
Resposta B: Thomas Cochrane era um militar inglês que ganhou fama com suas vitórias nas Guerras Napoleônicas. Expulso da marinha em 1814 após acusações de fraude na Bolsa de Valores de Londres, foi contratado pelo imperador D. Pedro I do Brasil em 1823 para comandar a Armada Imperial Brasileira. Foi o único estrangeiro a receber a patente de Primeiro- Almirante. Já Oswaldo Cochrane foi vereador em Santos por dois mandatos, tendo chegado a ser vice-presidente do Legislativo.

5. Bartolomeu de Gusmão foi:
Resposta A: Bartolomeu de Gusmão foi um padre e cientista. Entre outras coisas, inventou, em pleno século 18, balões capazes de voar levando pessoas. Por isso, fico conhecido com o “Padre Voador”. Seu irmão, Alexandre, se destacou na área de relações internacionais: coordenou as negociações que resultaram na assinatura do Tratado de Tordesilhas e hoje é considerado o patrono da diplomacia brasileira.

6. Quem fundou a Casa da Vovó Anita?
Resposta C: Em 1972, o empresário Américo Ribeiro dos Santos abriu o amplo casarão em frente à praia para dar a crianças de entidades assistenciais do interior a oportunidade de ver o mar pela primeira vez. O nome da casa é uma homenagem à mãe dele, Ana da Rocha Ribeiro dos Santos. O local já foi utilizado por mais de 60 mil crianças.