Roteiros Nacionais

Oktoberfest: festa da cerveja em Blumenau

06/10/2018
Oktoberfest: festa da cerveja em Blumenau | Jornal da Orla

A 35ª edição da Oktoberfest já começou no Parque Vila Germânica de Blumenau, berço da colonização alemã em Santa Catarina, e segue até 21 de outubro com muitas atrações, como shows, desfiles, gastronomia típica e grande diversidade de cervejas e chopes artesanais. É a segunda maior festa da cerveja no mundo, ficando atrás apenas de Munique, na Alemanha. 

Durante o evento, há uma competição na qual os participantes devem tomar cerveja em metro (600 ml), sem derramar. Quem terminar primeiro, ganha. Em 2017 o evento movimentou R$12 milhões e atraiu público de 567 mil pessoas, o equivalente a quase uma cidade e meia chegando para provar joelho de porco e pronunciar “Ein prosit!” a cada brinde com cerveja. A festa é uma realização da Prefeitura da cidade e a cervejaria oficial desta edição é a Eisenbahn. 

 

Desfiles – A Rua XV de novembro é cenário dos principais desfiles que acontecem durante a festa, que são muito atrativos e coloridos, com carros alegóricos, bandas e muita gente usando trajes típicos. Um dos detalhes mais interessantes é o ‘Bierwagen’, um carro que oferece cerveja pela cidade. 

 

Festa surgiu após enchente
A festa da cerveja foi realizada pela primeira vez em 1984, com o objetivo de levantar recursos e recuperar a cidade depois dos estragos causados por uma enchente e pelo transbordamento do rio. Inspirada na Oktoberfest original, que acontece na alemã Munique, a festa em Blumenau atraiu, na época, cerca de 100 mil pessoas e logo se transformou em sucesso.