Destinos no Exterior

Saiba como é a virada do ano pelo mundo

29/12/2018
Saiba como é a virada do ano pelo mundo | Jornal da Orla

Em cada canto do planeta o início de um novo ano é sempre motivo de comemoração, esperança e símbolo de recomeço. Cada cultura tem seu jeito peculiar de festejar para atrair boa sorte e afastar o azar. No Brasil, o réveillon acontece em clima de forte calor e, para quem está à beira-mar, há espetaculares queimas de fogos de artifício que atraem multidões de pessoas às praias. A chegada de um novo ano também é atração turística em outras cidades do planeta. Confira algumas delas:

 

Sidney (Austrália) foto
Treze horas à frente do Brasil, o Ano-Novo chega primeiro na Austrália, onde a festança coincide com o auge do verão australiano, que tem dias longos e quentes. O show de fogos de artifícios em Sydney é considerado um dos mais belos do planeta.

 

Rio de Janeiro (Brasil)


No famoso réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro, o Show Da Virada terá a presença de Gilberto Gil, Ludmilla e outros artistas consagrados. Serão 10 balsas no mar e 5 telões na orla. A novidade será o Cristo Redentor como porta-voz das felicitações de ano novo em libras, feita por uma projeção mapeada no monumento, minutos antes da queima dos fogos de artifício. A expectativa de público é de mais de 2 milhões de pessoas. Foto: Fernando Maia/RioTur

 

Nova York (EUA)
Desde 1907, milhares de turistas e nova-iorquinos se reúnem na Times Square para assistir à queda da famosa bola de cristal que marca a virada de ano. Presa num edifício, a bola faz a descida em um minuto, chegando exatamente à meia-noite. Em seguida, a multidão vai para o Central Park apreciar a queima de fogos.

 

Paris (França)
Sempre glamourosa, mesmo em uma época de muito frio como faz agora por lá, a Cidade-Luz recebe o ano novo com festa na famosa avenida Champs-Élysées e na Torre Eiffel, onde há queimas de fogos. 

 
Hunolulu (Havaí)
Incríveis fogos ao longo da praia de Waikiki e uma variedade de festas de réveillon, cruzeiros e baladas pela ilha Oahu. Honolulu é o destino perfeito, em pleno Pacífico, para saudar a chegada do novo ano.

 

Hong Kong (China)
Na iluminada e brilhante Hong Kong o show da virada do ano é ainda mais especial. Os fogos de artifício foram inventados no século 7 na China, então não é surpresa ver milhares e milhares deles voando pelo céu na grande noite de festa. Para ter a melhor visão, é preciso chegar cedo na Golden Bauhinia Square, em Wan Chai. 

 

Lisboa (Portugal)
Na passagem do ano, a festa em Lisboa é no Terreiro do Paço, onde há shows com diversos artistas e um grande espetáculo de fogos de artifício para saudar o novo ano. E a festa continua pela madrugada. 

 

Madri (Espanha)
Uma tradição é comer 12 uvas na Puerta del Sol – um dos locais mais famosos da capital Madri – e tomar cava, o espumante espanhol. Cada uva representa um mês do novo ano e o objetivo é purificar e começar o ano bem.  

 

Reykjavik (Islândia)


A capital da gélida Islândia – país onde se localiza boa parte da Lapônia, a terra oficial do Papai Noel – tem dias extremamente curtos durante dezembro e os islandeses comemoram o novo ano com queima de fogos e fogueiras comunitária. E é grande a probabilidade da aurora boreal iluminar o céu da noite escura.

 

Berlim (Alemanha)
A festa em Berlim, a capital alemã, se estende por 2 km entre o portão de Brandenburgo e a Coluna da Vitória e não tem hora para acabar, com bandas ao vivo, queimas de fogos e atrações de parque de diversão.  É uma mistura de fogos de artifício, luzes, música e cerveja. 

 

Londres (Inglaterra)


Na capital inglesa o mestre de cerimônias é o famoso Big Ben. O espetacular show de fogos de artifício acontece pertinho do grande relógio e o céu de Londres iluminado pode ser visto em várias partes da cidade.

 

Roma (Itália)
A Fontana di Trevi é um ótimo local em Roma para comemorar a chegada do Ano Novo, mas há muitos outros como o Circo Máximo, o antigo estádio romano de corridas de carruagens, que recebe um show gratuito todos os anos com as maiores estrelas pop da Itália. Na Itália, o vermelho é a cor símbolo da boa sorte de ano novo.