Roteiros Nacionais

Conheça belas ilhas brasileiras

12/01/2019
Conheça belas ilhas brasileiras | Jornal da Orla

Paradisíacas, badaladas, selvagens, abençoadas pela natureza e tendo o mar como horizonte por todos os lados. A infinidade de ilhas que pontilha o litoral brasileiro, com 7.367 km de extensão, é um convite e tanto para aproveitar o verão, a estação mais quente e alegre do ano. Confira algumas das mais famosas:

 

Morro de São Paulo, BA


Localizado a 190 km de Ilhéus e 272 km de Salvador está Morro de São Paulo, com sua beleza e o extremo verde circundando a linda ilha. É possível chegar até lá por via aérea, marítima ou terrestre. A ida até o Morro de São Paulo proporciona passeios nas ilhas vizinhas, trilhas ecológicas com guias, visitas a monumentos históricos da época colonial e banhos de mar nas águas cristalinas e mornas.

 

Ilha Grande, RJ


Mais de cem praias exuberantes e trilhas com vegetação de Mata Atlântica recebem os turistas na Ilha Grande, um paraíso ecológico próximo a Angra dos Reis. O acesso se dá a partir da Rodovia Rio-Santos. A ilha é exemplo de desenvolvimento sustentável e onde os carros estão proibidos. Pousadas charmosas, gastronomia diferenciada, praias com mar esverdeado e mergulhos são as opções de passeios por lá. 

Ilhabela, SP (foto)
A ilha do litoral norte paulista, a 130 km da capital, faz jus ao nome por seus belos cenários emoldurados por mar azul, montanhas cobertas por vegetação nativa, cachoeiras e praias com areias douradas e águas cristalinas. Ilhabela é conhecida como a capital nacional da vela e é acessada por balsas que partem de São Sebastião. A costa voltada para o mar aberto tem as praias mais selvagens da ilha, com acessos difíceis, que faz com que suas paisagens sejam praticamente intocáveis. 

Se preferir, alugue uma lancha em Ilhabela para conhecer praias mais desertas.

 

Fernando de Noronha


O arquipélago possui praias totalmente preservadas, com a aura de paraísos isolados. É difícil decidir qual delas é a mais bonita, porém a Baía dos Porcos e o Sancho são as mais cobiçadas. Baía dos Porcos possui uma mistura cênica de formações rochosas com um mar cristalino. Areias douradas, mar em tons de azul e vegetação nativa justificam a fama da praia do Sancho, apontada diversas vezes como a mais bonita do Brasil. Na ilha existem outras diversas praias e piscinas naturais que permitem o contato direto com a fauna marinha do arquipélago. Mas prepare o bolso, pois o turismo por lá é bem caro.

 

Ilha do Cardoso – SP
Ecológica, inóspita, com praias bem desertas, a Ilha do Cardoso pode ser acessada através da cidade de Cananéia, no extremo sul do litoral paulista. Vale a pena um passeio de lancha para nadar com os golfinhos ou realizar as trilhas pela exuberante Mata Atlântica. A culinária local é rica em peixes, camarões e frutos do mar. Na ilha, as opções de hospedagem são bem simples. 

Ilha do Mel, PR
O litoral do Paraná é um dos menores do Brasil, mas a natureza e a geografia deram a ele destinos diferenciados com imagens deslumbrantes e belos cenários. Situada a 4 km do litoral paranaense, a Ilha do Mel tem 90% de sua área protegida como reserva da biosfera e patrimônio da humanidade da UNESCO. A ilha tem praias com águas límpidas, ideais para mergulho e trilhas em meio à vegetação da Mata Atlântica, que a tornam ideal para encontrar a natureza em seu estado puro. De barco, o acesso à ilha é feito desde as cidades de Paranaguá ou Pontal do Paraná. 

 

Ilha de Vitória, ES
Principal das 34 ilhas que formam o arquipélago onde está situada a capital do Espírito Santo, na Ilha de Vitória ficam pontos importantes da cidade, como o bairro de Praia do Canto e o Iate Clube. A Ilha de Vitória está ligada à parte continental da cidade e às outras ilhas por meio de pontes. Um dos destaques culinários imperdíveis por lá é a moqueca capixaba, prato típico a base de peixe.

 

Ilha de Santa Catarina, SC
Com 54 km de extensão, a Ilha de Santa Catarina abriga quase inteiramente a cidade de Florianópolis e está conectada ao continente por três pontes. Belas praias como Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava, além de duas grandes lagoas e uma rica vegetação fazem parte das belezas naturais da ilha. Programação variada de shows, festivais gastronômicos, bons shoppings, praias badaladas e esportes náuticos aguardam o turista neste verão.

 

Fotos: Ministério do Turismo