Leitura

Com poemas “engarrafados”, Leia São Vicente une história, literatura e arte

25/04/2019
Com poemas “engarrafados”, Leia São Vicente une história, literatura e arte | Jornal da Orla

“Por que me perguntam tanto, o que eu vou ser quando crescer? O que eles pensam de mim, é o que eu queria saber!”. O questionamento, comum entre os estudantes e transformado em versos pelo poeta Pedro Bandeira, faz parte do tema do Movimento Leia São Vicente, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc) e que este ano traz como enfoque o “Trabalho e Projeto de Vida”. Teatro, dança, saraus, rodas de conversa e brincadeiras são algumas das atividades que acontecerão durante toda a sexta-feira (26) nos equipamentos educacionais da rede municipal de ensino e do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

 

Entre estas ações, frases e poesias serão colocadas em garrafas e disponibilizadas para além dos muros da escola, sendo “cultivadas e consumidas” por qualquer leitor. A expectativa é de que a ação movimente 70 mil pessoas das 6h às 23h.

 

Ação

A ação no ano passado conquistou o primeiro lugar no Programa Nacional de Incentivo à Leitura, e se repete em outras duas datas: 30 de agosto e 29 de novembro. Idealizadora do movimento, Para a diretora de Educação Básica da Seduc, Denise Barbosa, prevê que a ação novamente se destaque. “Pretendemos repetir o sucesso, como da ultima vez. Estamos abordando um tema sensível e muito importante para pais e alunos”, salientou.

 

O Leia São Vicente é um plano de incentivo à leitura que envolve crianças, adolescentes e adultos e usa a literatura como ferramenta de impacto social e interdisciplinar. O tema “Projeto de Vida” vai de encontro à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Foto: Pixabay