Notícias

A Caixa deve explicações aos brasileiros

18/05/2019
A Caixa deve explicações aos brasileiros | Jornal da Orla

A Caixa Econômica Federal é um patrimônio dos brasileiros. Criada em 12 de janeiro de 1861 pelo imperador Dom Pedro II, é hoje o maior banco público da América Latina e controla programas fundamentais para o país, como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o PIS (Programa de Integração Social) e de Habitação Popular, entre outros. 

Embora ainda esteja longe de executar sua função de promover o desenvolvimento com justiça social, ao cobrar taxas e juros abusivos, principalmente no cheque especial, a Caixa é dos brasileiros. E haverá um dia, quem sabe, que um governo sério, realmente comprometido com o Brasil, determine que a Caixa exerça uma função social em sua plenitude, oferecendo a empresários e trabalhadores taxas e juros civilizados. 

Nos últimos anos, a Caixa foi utilizada indevidamente por políticos inescrupulosos, como Geddel Vieira Lima e Eduardo Cunha, que faturaram milhões em negociatas. Estão presos, mas os fatos ocorreram.

Qualquer cidadão minimamente informado sabe que o Brasil é o país da bandalheira. Políticos ladrões e empresários desonestos roubam em todos os setores: saúde, educação, infraestrutura, esporte, enfim, onde existe uma atividade humana, tem sempre alguém querendo roubar. Até o início da Lava Jato éramos o país da impunidade, onde só pobres, negros e prostitutas iam para a cadeia.

Faz sentido, portando, a indignação de milhares de cidadãos nas redes sociais e nas casas lotéricas com a forma como a Caixa divulgou o único ganhador do concurso 2150 da Mega-Sena, o jogo de loteria preferido dos brasileiros. O apostador, que jogou pela Internet, no canal eletrônico da Caixa, faturou R$ 289,4 milhões, o maior prêmio de jogos regulares da modalidade. 

Ao contrário do que sempre fez nos últimos anos, a Caixa, alegando sigilo e segurança do ganhador, não divulgou a cidade onde reside o felizardo. Tampouco o dia e horário em que a aposta vencedora foi feita. Apenas o Estado onde ele reside. Mudou a regra por qual motivo?

A falta de transparência da Caixa só serviu para aumentar a indignação dos apostadores. Como disse certa vez Louis Brandeis, ministro da Suprema Corte Americana, “a luz do sol é o melhor detergente”.
No episódio em questão, a Caixa preferiu a escuridão.