Notícias

Osteoporose começa na juventude

29/06/2019
Osteoporose começa na juventude | Jornal da Orla

Embora se manifeste mais entre os idosos, a osteoporose pode ter origem na juventude. Isso porque durante a infância e a adolescência é construído um “banco de ossos”, que será a base para toda a nossa vida. “Para construir uma boa reserva de osso, precisamos ingerir diariamente cálcio (por meio principalmente do consumo de leite e derivados), praticar exercícios físicos e sintetizar a vitamina D, por meio da exposição moderada ao sol”, explica a médica Vera Szejnfeld, que é doutora em Reumatologia. Ela acrescenta que estes hábitos de vida saudáveis permitem que um pico de massa óssea seja alcançado por volta de 30 anos de idade. A partir daí, ela não aumenta mais e passa e se reduzir com o início da menopausa ou andropausa, quando a produção de hormônios diminui. “Pessoas que atingiram um maior pico de massa óssea terão menor risco de osteoporose. Por outro lado, pessoas com pico de massa óssea reduzido terão risco maior de fragilidade óssea”, revela.

 

Estima-se que 10 milhões de brasileiros tenham osteoporose. É considerada uma doença silenciosa, pois a maioria dos pacientes não sabe que tem ossos frágeis até o momento da fratura.

As primeiras fraturas ocorrem quando já houve perda de 30 a 40% da massa óssea. Pesquisas apontam que, a partir dos 50 anos, cerca de 30% das mulheres e 13% dos homens apresentarão alguma fratura em decorrência da osteoporose. A doença é mais comum em mulheres na menopausa e homens idosos.

O primeiro sinal da osteoporose costuma ser o aparecimento de fraturas após traumas leves (pequenas quedas). As vértebras, o punho e o quadril são as regiões mais acometidas pela doença. 

Nos adultos, a osteoporose e osteopenia estão relacionadas à perda dos hormônios sexuais (menopausa e andropausa) e ao envelhecimento em si. Nas crianças e adolescentes, a osteoporose quase sempre ocorre como decorrências de outras doenças.

Embora rara na faixa etária pediátrica, crianças e adolescentes podem sofrer de osteoporose e osteopenia (condição que também leva ao enfraquecimento dos ossos).

Atividade física regular, dieta saudável e rica em cálcio e evitar hábitos nocivos como o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas são as medidas preventivas eficazes para minimizar o risco de osteoporose.