Notícias

Os EUA acima de tudo?

27/07/2019
Os EUA acima de tudo? | Jornal da Orla

A verdadeira obsessão do presidente Jair Bolsonaro pelo seu colega Donald Trump e pelos EUA pode causar prejuízos econômicos e outros problemas ao Brasil. O desejo pouco republicano de colocar o filho Eduardo como embaixador em Washington já seria um deslize, por si só, mas a decisão da Petrobras de recusar a abastecer dois navios iranianos ancorados no Porto de Paranaguá é patética. 

Fica evidente que a atitude lastimável segue uma diretriz do governo Bolsonaro de alinhamento automático aos EUA. Alinhamento que caminha para a subserviência total, haja vista declarações recentes do presidente sobre o governo Trump.

Os navios estão no Brasil onde descarregaram ureia e estão carregados de milho produzido por brasileiros e exportados para o Irã, o maior comprador do produto. Irritado com a decisão da Petrobras de não abastecer os dois navios, o governo do irã já avisou que suspenderá as compras de produtos brasileiros se a medida não for revista imediatamente.

A questão é que enquanto bajula Trump, Bolsonaro pode produzir um prejuízo gigantesco para a economia brasileira e afetar duramente o agronegócio, que diz defender. Se Bolsonaro não entende de economia, e parece que também de relações exteriores, seria mais producente se ouvisse especialistas da área. Não é possível mais ficar governando o Brasil de forma tão amadora.

Ao se intrometer na briga dos EUA com o Irã, o governo Bolsonaro cria mais um problema desnecessário. Felizmente o presidente do STF, Dias Toffoli, determinou que a Petrobras abasteça os dois navios, que estão parados no porto há mais de 50 dias.

O bom senso prevaleceu, mas é preocupante a forma como Bolsonaro conduz o país. O presidente tem-se revelado um profundo fabricador de crises, quando deveria agir no sentido contrário.