Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Estilo/Casa e Decoração | 13/08/2019

É possível instalar banheiras de hidromassagem em apartamento?

Ter uma banheira instalada deixa o banheiro muito mais sofisticado, isso é certo. Apesar disso, as vantagens que fazem com que a procura por banheiras seja tão grande, vão muito além do que os fatores estéticos. O banho com hidromassagem aumenta a sensação de bem-estar físico e mental e  também trata dores musculares e nas articulações. Por este motivo, muitas famílias querem ter à disposição estas estruturas em casa. Mas e quem mora em apartamento? Pode ter uma banheira instalada? 

 

Instalação de banheiras em apartamentos é permitida?


Para instalar uma banheira spa, é preciso verificar se existe previsão para esta estrutura no projeto de arquitetura entregue pela construtora. Este procedimento é necessário porque as banheiras de hidromassagem, quando cheias, geram uma grande carga em um ponto central do apartamento, o que pode ocasionar em rachaduras e problemas estruturais. Se o apartamento não tiver este tipo de previsão, o ideal é contratar um engenheiro para efetuar um estudo aprofundado para obtenção da ART.

 

Outro ponto que gera polêmica na instalação de banheiras de hidro em apartamentos é a conta de água compartilhada. Alguns condomínios não dispõem de relógios de água individualizados,  portanto, uma família que utiliza uma  banheira, obviamente terá maior consumo do que uma pessoa que mora sozinha e toma banho de chuveiro. O ponto é que o valor do consumo total de água é dividido igualmente entre todos os condôminos.

 

É importante salientar que diante de toda documentação necessária e estudo avaliativo da estrutura, ainda que a conta de água não seja individualizada, o condomínio não pode impedir a instalação da banheira no apartamento, visto que são unidades autônomas. 

 

Como escolher e comprar uma banheira para apartamento 

 

Se o apartamento é pequeno o ideal é escolher por uma banheira de canto, porque este modelo aproveita o espaço do banheiro. As banheiras  redondas também são muito instaladas nos apartamentos e comportam até 2 pessoas. Os modelos são fabricados em acrílico ou gel coat. As banheiras de acrílico possuem alto brilho, no entanto, não podem receber reparos no caso do aparecimento de trincas. 

 

Para aproveitar as banheiras spas junto com a família, você também pode optar pela instalação em áreas externas como em coberturas. Os spas têm maior profundidade e proporcionam ainda mais relaxamento, além disso, alguns modelos  comportam até 8 pessoas de uma só vez.

 

Para encontrar um bom preço de banheira, o ideal é procurar por uma loja de banheiras que também fabrica as estruturas. 


Leia também