Meio Ambiente

Instituto Mar Azul realiza mutirão de limpeza

28/08/2019
Instituto Mar Azul realiza mutirão de limpeza | Jornal da Orla

O Instituto Mar Azul (IMA), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realiza o 2º mutirão de limpeza de praia. O evento realizado neste sábado (31), às 9h30, na praia do Itararé, José Menino, Emissário Submarino, Boqueirão, Aquário e Aparecida. A coleta será das 10h às 11h.

 

A ação é do projeto Ciência Cidadã desenvolvido pelas instituições para identificar e quantificar por metro quadrado, o micro e meso lixo presente nas praias que margeiam a Baía de Santos.

 

O projeto Ciência Cidadã consiste no levantamento de informações com base na participação consciente e voluntária dos munícipes. Para essa iniciativa serão realizadas quatro ações em seis pontos da orla da praia em diferentes estações do ano. A abordagem é importante, pois, identificar os períodos com maior incidência de resíduos, direcionará as ações da gestão pública.

 

As informações será cedido às Prefeituras para que possam implementar medidas eficazes no combate ao lixo marinho. Os itens mais abundantes serão avaliados quanto à sua toxidade ambiental em laboratórios da Unifesp.

 

Com início em maio, o projeto desperta e alerta a população local, turistas e banhistas sobre o impacto negativo no descarte irregular de resíduso nas praias do litoral paulista, uma vez que, a preocupação com a quantidade ambiental das praias é fundamental para o desenvolvimento sustentável e preservação dos ambientes costeiros, orla marítima e ecossistemas adjacentes.

 

Instituto

O Instituto Mar Azul (IMA) é um órgão não governamental que desde 2013 representa a sociedade civil em defesa da criação de políticas públicas relacionadas à balneabilidade das praias e preservação da vida marinha.

 

Foto: Divulgação