Meio Ambiente

Clean Up Day em Santos vai reunir voluntários nas praias

20/09/2019
Clean Up Day em Santos vai reunir voluntários nas praias | Jornal da Orla

Um grande mutirão de limpeza será realizado neste sábado (21) nas praias de Santos, com a expectativa de reunir duas mil pessoas. É o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que terá concentração às 8h30 na Praça das Bandeiras (Gonzaga). Desse local, dois grupos seguirão itinerários distintos: em direção ao Aquário (Ponta da Praia) e rumo à plataforma do emissário (José Menino). A participação é aberta ao público.

 

Além dos dois grupos, equipes de voluntários da Capitania dos Portos e da Marinha do Brasil estarão em caiaques e uma embarcação para coletar resíduos a partir do mar. Todo o material recolhido será separado, classificado e pesado pelo Instituto Mar Azul e pela ONG Ecomov. Depois, os resíduos serão encaminhados para destinação ambiental adequada pela ONG Sem Fronteira.

 

De acordo a Secretaria de Meio Ambiente, 18% de todo o lixo produzido na Cidade é reciclado. “Esse índice coloca Santos como uma das cidades que mais recicla no Brasil. Por isso, atividades como o Dia Mundial de Limpeza de Praia reforçam a mensagem em prol de um meio ambiente saudável e equilibrado”, destaca o titular da pasta, Marcos Libório.

 

O Clean Up Day está presente em 150 países e também faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este ano, o mutirão ganha força com a participação de voluntários da DP World, Brasil Terminal Portuário, Ecoporto e Ecopátio e Santos Brasil; MSC do Brasil, Grupo Accord e Pall do Brasil, Instituto Mar Azul (IMA), ONG Ecomov, ONG Sem Fronteira, Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (ABrasOFFA), Projeto Albatroz e Mantas do Brasil.

 

Foto: Marcelo Martins/PMS