Vida em Dia

Pele esticada

21/09/2019
Pele esticada | Jornal da Orla

O tempo passa e você começa a ter a sensação de que seu rosto está “derretendo” a cada dia. Daí vem a pergunta: “O que falta nesta pele, meu Deus?”. A resposta certa é colágeno. A dermatologista Talita Voss, de Santos,  explica que, em geral, a partir dos 25 anos começa a diminuição da elasticidade da pele devido a destruição das fibras elásticas, que se dá principalmente pelos danos solares acumulativos.

 

“No rosto, região do queixo e pescoço observamos maior flacidez. O chamado músculo platisma, localizado na região da mandíbula, também contribui para puxar ainda mais a pele para baixo e aumentar a flacidez pela falta de sustentação”, ressalta a médica. Falta de cuidado com a alimentação e de exercícios físicos também contribuem para o aumento do nível de flacidez. Para amenizar o problema, Talita Voss dá algumas dicas:

 

– A reposição de colágeno por meio de uma alimentação saudável e rica em vitaminas C, E e A, além de proteínas e fibras, é fundamental.

 

– Suplementação com colágeno hidrolisado. 

 

– Uso de produtos anti-idade à base de ácido retinóico ou glicólico durante a noite e cremes antioxidantes ricos em vitamina C e ácido hialurônico.

 

– Aplicação diária de fotoprotetor durante o dia, independentemente de estar sol ou não.

 

– Tratamento com ultrassom micro e macrofocado promove um lifting facial, agindo contra a flacidez do músculo e da pele. “O equipamento emite ondas de calor, que provocam pontos de coagulação na profundidade e no local em que queremos atingir e tratar. Ou seja, a energia térmica obtida estimula a produção de colágeno nos níveis mais profundos da pele, tornando-a mais firme e com aparência mais jovem”.

 

– Já a hidratação injetável (skinbooster) é uma ótima opção para deixar a pele com mais brilho e maior elasticidade. O ideal são duas sessões com intervalos mensais e manutenção a cada nove ou doze meses. “A ação é ainda mais efetiva quando associada à outras técnicas de rejuvenescimento como lasers ou peelings”, orienta Talita Voss.

 

– A radiofrequência também tem indicação para flacidez com melhora do contorno facial. O procedimento é capaz de amenizar bolsas infra palpebrais e promove melhora do aspecto geral da pele. 

 

– Outras opções de tratamento são os bioestimuladores de colágeno, o ácido poli-L- láctico ou a hidroxiapatita de cálcio. “Eles provocam um processo inflamatório que vai estimular a produção de colágeno, promovendo efeito natural e gradativo de rejuvenescimento. A indicação é para as regiões da face e do pescoço com melhora da flacidez, elasticidade, brilho e atenuação das rugas e do contorno facial. 

 

– Preenchimento com ácido hialurônico. “O tratamento foi se aprimorando e começou a ser visto como uma técnica tridimensional, que levanta e harmoniza a face proporcionando aspecto jovem e natural. O tratamento ainda é capaz de atrair água para a região em que foi aplicado, melhorando não só as rugas como também a hidratação da pele.

 

– O peeling acentua o processo imperceptível de descamação que ocorre diariamente na nossa pele. Com a esfoliação, promovida por princípios químicos, a epiderme é renovada e as manchas removidas.

 

Foto: Guetty