Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

/ | 21/09/2019

Use as cores a seu favor!

Escolher o tom de uma peça de roupa deve passar por critérios que vão muito além das tendências da estação ou da moda. Na verdade, a cor reflete uma informação bem mais ampla. Alguns tons, inclusive, podem ser responsáveis por levantar ou derrubar o visual por completo. Que tal descobrir quais as tonalidades que te deixam mais jovem e bonita?

 

Vanesca Burgo Leite, consultora de imagem e estilo, explica que a análise de coloração pessoal surgiu na Europa e tem como objetivo desvendar as cores que harmonizam melhor com pele, olhos e cabelo. "A técnica é baseada nas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno e o termo expandido significa que cada estação possui três cartelas, dando um total de 12 cartelas, que vão se encaixar de acordo com as características físicas de cada um".

 

Segundo a consultora, afiliada e membro da AICI Associação Internacional de Consultores de Imagem, o método – quando aplicado corretamente – consegue amenizar olheiras e manchas, além de clarear a pele de forma globalizada. "A diferença é nítida quando iniciamos a análise e colocamos as cores 'ruins' e as 'boas' na cliente.  O teste demora em torno de uma hora e deve ser feito sem nenhuma maquiagem para não interferir no resultado final. A análise é realizada com a ajuda de mais de trinta tecidos".

 

O primeiro passo, de acordo com a profissional, é verificar se a pessoa possui uma pele quente ou fria. Se tiver um subtom de pele frio, ela será inverno ou outono. Se o subtom for quente, será verão ou primavera. "Após a análise, cada cliente recebe uma cartela com mais de 50 tons, que vão lhe ajudar na economia de tempo na hora de se vestir e de dinheiro no momento das compras. A cartela ainda vale para escolher tons de maquiagem e de tintura para o cabelo e ainda te ensina a combinar as cores", comemora Vanessa.

 

A advogada Karine Mazzoco Tavares Padeiro diz que a coloração ajudou que ela tivesse mais autonomia para se arrumar. "Passei a me sentir mais bonita, confiante, autêntica e independente. Acreditava que fosse um atendimento que estivesse longe de ser minha prioridade, mas realmente fez muita diferença na minha vida. O resultado foi fantástico! Recomendo para muita gente".

 

Fabiana Alvares, empresária, confessa que depois de passar por essa consultoria ficou bem mais criteriosa para fazer suas escolhas. "Antes comprava muito por impulso e até me deixava levar por uma mercadoria com bom preço. Hoje, vejo se realmente preciso da peça e, acima de tudo, se ela combina comigo. Passei a avaliar até o tecido e o acabamento da roupa, critérios que certamente valorizam meu corpo. A mudança no olhar da compra foi total. Penso muito antes de adquirir algo".