Esportes

Intérprete de Libras acompanha alunos surdos nos centros esportivos de Santos

26/09/2019
Intérprete de Libras acompanha alunos surdos nos centros esportivos de Santos | Jornal da Orla

No mês em que se comemora o Dia Nacional dos Surdos – 26 de setembro, a Secretaria de Esportes em Santos iniciou um trabalho de inclusão desse segmento nas atividades físicas.

 

Agora, uma intérprete de Libras, que também é educadora física, acompanha os alunos com deficiência auditiva desde a chegada para a matrícula até a integração com os professores.

 

A proffissional, Karol Amparo, explica o processo. “Em primeiro lugar é feito o acolhimento, já que as pessoas surdas quando chegam nos lugares não têm atendimento em Libras. Acompanho o processo de matrícula, anamnese – avaliação de dados físicos, e explicação das modalidades. Depois, acompanho até que que se estabeleça a independência entre aluno e professor.”

 

A primeira aluna incluída é Danila Oliveira, 30 anos, que faz aulas de natação no complexo esportivo Rebouças (Ponta da Praia). “Quando tinha nove anos comecei a nadar mas não tinha interprete; nadava com os ouvintes mas a comunicação não era eficiente. Agora, com esse atendimento, a comunicação ficou muito clara e estou me sentindo muito feliz”, disse ela em Libras para Karol.

 

Para o professor de natação Thiago Farias, o processo está sendo positivo. “Já estamos acostumados a trabalhar com pessoas que têm deficiência, mas com surdos é diferente. Eles não têm limitações motoras; a única dificuldade era a da comunicação que agora está fácil. Acredito que muitos vão passar a fazer as atividades”.