Meio Ambiente

Praia Grande adere ao projeto ‘Espaço árvore’

01/10/2019
Praia Grande adere ao projeto ‘Espaço árvore’ | Jornal da Orla

A arborização urbana, realizada de forma adequada e atendendo todas as normas, melhora a qualidade paisagística e ambiental de uma cidade. Segundo esta linha de atuação, a Prefeitura de Praia Grande aderiu ao projeto ‘Espaço árvore’. Na prática, o Município já conta com áreas deste tipo em que as árvores possam receber mais água e desenvolver suas raízes de forma livre e saudável.

 

Os trabalhos no Município são desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) local. As ações atendem as normativas do Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de incentivar a prática de medidas sustentáveis e de preservação do meio ambiente nas cidades.

 

Os primeiros ‘Espaços árvore’ de Praia Grande estão localizados nas seguintes áreas: Canal Praião, na Avenida do Trabalhador, em frente ao Terminal Rodoviário Tude Bastos; na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho), em frente às quadras de tênis e a sede do Departamento de Educação Ambiental; no calçamento da Escola Estadual Sylvia de Mello, no Bairro Antártica.

 

“Com a adesão a este projeto, passamos a ter condições de implantarmos uma arborização de qualidade na Cidade, evitando o corte futuro de árvores por conflito com equipamentos, como postes ou tubulações”, analisou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

 

A Cartilha de Arborização Urbana publicada pela Sema está disponível gratuitamente na versão online no site da Prefeitura de Praia Grande.

 

No material fica didaticamente explicado que o ‘Espaço árvore’ deve ser implantado de acordo com a largura do calçamento, que deve ter, no mínimo, dois metros, respeitando sempre a acessibilidade. É importante que seja mantida uma área permeável que ocupe, pelo menos, 40% da largura da calçada e o dobro desse valor em comprimento.

 

“Válido explicar que este espaço é uma área permeável e que pode ser gramada. Desta forma, toda e qualquer árvore pode receber mais água e desenvolver suas raízes de forma saudável’, explicou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente praia-grandense, Elaine dos Santos Rovati.

 

Foto: Pixabay