Meio Ambiente

Em Guarujá, Praia do Tombo conquista Bandeira Azul pela 10ª vez consecutiva

01/10/2019
Em Guarujá, Praia do Tombo conquista Bandeira Azul pela 10ª vez consecutiva | Jornal da Orla

A Praia do Tombo, em Guarujá, foi certificada pela 10ª vez consecutiva com o selo socioambiental internacional Bandeira Azul, mantendo o título de praia mais certificada da América do Sul e a única do estado de São Paulo com este selo de qualidade.

 

O anúncio foi feito em recente reunião em Copenhagen, na Dinamarca, pelo Júri Internacional do programa, do qual o Ministério do Turismo faz parte. Os destinos brasileiros contemplados com a certificação poderão hastear a Bandeira Azul a partir de 1º de novembro. Em Guarujá, a data ainda será definida e divulgada posteriormente.

 

O selo é considerado o mais alto reconhecimento ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo. O feito foi atestado pelo instituto dinamarquês Foundation for Enviromental Education – FEE (Fundação para a Educação Ambiental), entidade credenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Unesco, responsável por avaliar a balneabilidade das praias e marinas espalhadas pelo planeta.

 

Para conquistar a certificação Bandeira Azul, a praia é avaliada e precisa ser aprovada em 34 critérios, que são divididos em gestão ambiental, educação e informação ambiental; qualidade da água, além de atender  a requisitos de segurança e serviços.

 

“É uma construção coletiva com resultados positivos a cada ano. Estamos muito satisfeitos com mais essa conquista, pois isso significa dizer que estamos no caminho certo. É um trabalho enorme manter a Praia do Tombo com essa qualidade, e eu estou muito feliz em saber que ela é uma referência na América do Sul. Nossa meta é continuar ampliando esse projeto e continuar mantendo a certificação de qualidade”, destaca o secretário de Meio Ambiente de Guarujá.

 

As cidades que recebem a bandeira têm que se comprometer em manter a qualidade ambiental durante o período em que ela estiver hasteada, e isso Guarujá vem fazendo com maestria, oferecendo programas de educação ambiental, informando sobre a qualidade da água, sobre áreas ambientalmente sensíveis e as regras de conduta dos usuários.

 

A cada ano é feita uma nova avaliação e a Praia do Tombo vem cumprindo todos os requisitos, graças aos cuidados ambientais que recebe do Município, que preza por um turismo sustentável e qualificado. O reconhecimento com mais essa certificação demonstra que Guarujá está no caminho certo em oferecer mais qualidade de vida a moradores e turistas.