Eventos

Etapa santista do Festival Feito em São Paulo recebe inscrições de pratos da região

02/10/2019
Etapa santista do Festival Feito em São Paulo recebe  inscrições de pratos da região | Jornal da Orla

Uma das etapas do Festival Feito em São Paulo, que vai selecionar as receitas e os produtos mais emblemáticos da culinária do estado, será realizada em Santos no próximo dia 16, das 17h às 22h, no estacionamento externo do Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias). Responsáveis por restaurantes, bares e padarias, produtores e fabricantes da Cidade interessados em participar podem se inscrever até esta terça-feira (8) no site do evento.

O evento, com apoio da Prefeitura de Santos, é desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com curadoria do Mundo Mesa, e contará com a presença do chef Fabio Vieira, do Restaurante Micela, que será o padrinho da programação no Município.

Será permitida a inscrição de apenas um prato ou um produto por CNPJ. Os participantes serão avaliados por uma comissão julgadora, que escolherá quatro produtos agropecuários manufaturados (doces, salgados, embutidos, queijos etc.) e quatro pratos de estabelecimentos comerciais relevantes e icônicos da macrorregião – Santos é considerada uma das cidades-anfitriãs da macrorregião, formada também por Bertioga, Cubatão, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. Ao todo são 16 macrorregiões em São Paulo.

 

Pré-requisitos
Os pratos e produtos devem respeitar um ou mais dos seguintes pré-requisitos: ter relação cultural gastronômica com a Cidade ou região; ter sido feito a partir da utilização de produtos agropecuários produzidos na região; apresentar valor turístico, cultural, histórico e/ ou econômico; e ser reconhecidamente saboroso.

Ao se inscrever, o participante torna-se membro do SP Gastronomia e recebe um material para divulgação do evento, além de ter o nome do seu estabelecimento publicado no site SP Gastronomia.

 

Finalistas 
Os oito finalistas selecionados se apresentarão dia 16, em Santos, e deverão levar no mínimo 300 porções pré-preparadas para venda pública, a preços populares, entre R$ 15 a R$ 25, e mais sete pequenas porções para degustação da comissão técnica. 

Na ocasião serão escolhidos dois produtos e dois pratos vencedores da macrorregião, e a classificação dos demais a título de reserva. O anúncio dos vencedores será feito no palco, antes do final do evento. 

Os quatro vencedores participarão da última ação do festival, entre os dias 24 e 27, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Serão 30 produtos e 30 pratos vencedores de todo o estado, que serão expostos e vendidos a preços populares pré-determinados em acordo com a organização. Aberto ao público e com entrada franca, o evento terá manifestações artísticas, palestras e diversas atrações. Os estabelecimentos e seus pratos, e fabricantes e seus produtos. serão retratados no site do evento.  

A ideia do‘Festival Feito em São Paulo é consolidar a gastronomia do estado como um dos mais importantes alicerces da economia e do empreendedorismo, desde o cultivo, da agricultura, até a produção de alimentos manufaturados e o setor de restaurantes. Também difundir a riqueza do patrimônio material e imaterial, tecendo uma rede de endereços e informações culturais sobre culinária, pratos, história, produtos e cidades às quais pertencem. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (11) 3021-3552 ou pelo e-mail: [email protected]