Tecnologia

Programação no Sesc aborda protagonismo negro na tecnologia

03/10/2019
Programação no Sesc aborda protagonismo negro na tecnologia | Jornal da Orla

Durante o mês de outubro o Sesc realiza a "Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras", uma ação que reúne artistas, cientistas, criadores, mestres populares e pesquisadores negros e negras para compartilharem seus conhecimentos por meio de bate-papos, palestras, encontros, cursos e oficinas que acontecem nas unidades de todo o estado.

 

Por meio de atividades práticas e reflexivas, saberes como Tecnologias Africanas na Construção de Moradias, Afrogames, Modelagem em Argila a partir da Arte Dogon, Moda Afro-brasileira – Racismo e Criação, Percussão, Escrita Afrofuturista, Desenho de Modelo Vivo com Corpos Negros, Reconhecimento Facial –  Processamento de Imagens e Questões Raciais, Empreendedorismo Negro serão abordados nessa terceira edição do Tecnologias e Artes em Rede, programação que mobiliza todos os 37 ETAs (Espaços de Tecnologias e Artes) das unidades do Sesc.

 

A ação complementa os temas abordados nas duas edições anteriores da ação – As Mulheres e as Tecnologias, em setembro de 2018, e as Tecnologias Livres, em junho de 2019 –em uma ação que intensifica o trabalho educativo de promover a reflexão, a prática e o aprendizado oferecido regularmente nos ETAs do Sesc São Paulo.

 

Confira os destaques da Programação na Baixada Santista e Vale do Ribeira:

As unidades do Sesc na Baixada Santista abre têm programação prevista para este projeto. Bertioga e Registro também investiram numa ação que recupera e amplia o protagonismo negro nas artes visuais, manuais e tecnológicas. Incluindo a exposição de artistas afrodescendentes reunidos na coletiva PretAtitude, em Santos, entre eles Marcelo D’Salete, passando pelo workshop do premiado fotógrafo Walter Firmo, Universo da Cor, em Bertioga, e reconhecendo o Grafitti como importante arte urbana, na intervenção de Emol, que acontece nas escadarias do Sesc Registro, retratando a fauna e a flora daquela região, em diálogo com as comunidades e a ancestralidade local, o projeto contempla de forma gratuita, públicos variados e diversas linguagens artísticas.

 

Bertioga
Encadernação de Origem Africana com Iara Moraes
Neste curso será possível aprender uma das mais tradicionais técnicas de produção de livros. A Copta. Criada na África, no Egito e na Etiópia. A técnica consistia em unir páginas de pergaminho dobrado, que eram costurados, com entrelaçamentos de fios e tecelagem de tapetes. O trabalho final era protegido por placas de madeira (capa dura) e coberto com peles de animais. A Copta Egípcia é feita com furos ímpares nos fólios, e é usada apenas uma agulha e uma cor de linha na costura. Já a Copta Egípcia é feita com quatro agulhas e é possível fazer variações de cores.
Para o acabamento, além da costura copta, o presente curso de encadernação irá trabalhar com Capulanas, tecidos estampados de Moçambique. Suas estampas são usadas como meio de comunicação social, para diversos momentos da vida em sociedade, como nascimento ou matrimônio.
12 e 13/10, sábado e domingo, das 14h às 18h
Sesc Bertioga – Espaço Tecnologia e Artes
Livre
Grátis. Inscrições dia 05/10, a partir das 15h, na Central de Atendimento.

Universo da Cor com Walter Firmo
Durante esta oficina, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre teoria das cores, poesia na cor, linguagem na cor, respiração na imagem, condensação da cor, e também a metodologia de trabalho, entre outros ensinamentos do mestre da fotografia.
25/10, sexta, das 19h às 22h
26 e 27/10, sábado e domingo, das 9h às 18h
Sesc Bertioga – Sala de Convenções
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis. Inscrições dia 05/10, a partir das 15h, na Central de Atendimento.

 

Registro
Oficinas, Palestras e Bate-papos

Colagem Digital com Software Livre
Com Carol Zeferino
Através do uso do software livre GIMP e do site pixlr.com, utilizando imagens de bancos de imagens open source, a oficina pretende estimular a produção e a criatividade por meio das ferramentas digitais
Carol Zeferino é arquiteta, artista visual e co-fundadora e produtora do Sarau Preto. 
9, 10 e 11/10, quarta, quinta e sexta, das 18h30 às 21h
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis 

 

Colagem Manual para Crianças com Carol Zeferino
A partir de narrativas e da cosmovisão iorubá sobre o mito de criação do mundo, serão criadas obras artísticas através da técnica de colagem manual sobre papel. 
12 e 13/10, Sábado e domingo, das 13h30 às 16h30
2 encontros independentes
Até 6 anos. A oficina é destinada a crianças acompanhadas por responsáveis.
Grátis


Poesia Urbana: Vale do Ribeira em Graffiti com Emol
Intervenção artística na escadaria do Sesc Registro, que expressa a fauna e a flora da região através da arte urbana e propõe uma relação com as comunidades locais e suas ancestralidades. 
Emol é artista e educador, iniciou sua trajetória sob influência do universo do grafitti a partir de pinturas murais. 
18/10, sexta, das 13h30 às 18h30  
19 e 20/10, sábado e domingo, das 10h30 às 17h30
Livre
Grátis 

 

Biojoias: Ancestralidade e Biodiversidade
Joias produzidas com elementos naturais possibilitam, além da sustentabilidade ecológica e de consumo, uma relação afetiva com a natureza. Com Dona Esperança (Esperança Santana), artesã e moradora da comunidade remanescente de quilombo Sapatu, em Eldorado-SP; Jéssica Terra, colhe sementes, cascas e tudo que sente que pode ser co-criado e transformado e Anamari Souza.
23, 24 e 25/10, quarta, quinta e sexta, das 15h às 17h
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis 

 

Santos

Protagonismo Negro em aplicativos infantojuvenis – PretAgonismo – Bate-papo com Priscila Souza (educadora ETA Registro)
Crianças interagem com as tecnologias digitais antes mesmo de serem alfabetizadas, tanto de forma autônoma como mediada por familiares. O debate sobre o protagonismo negro propõe reflexões não apenas relacionadas às narrativas e aos personagens negros nos aplicativos infantojuvenis, mas também quanto aos agentes realizadores, às experiências de interatividade e de gameficação propostas para esse público.
Não recomendado para menores de 12
3/10. Quinta, das 19h30 às 21h30
Inscrições com 30 minutos de antecedência. 

 

Escrita Afrofuturista – Com Fábio Kabral e Karolina Desirée
O minicurso de escrita criativa afrofuturista vem com o intuito de habilitar os interessados a criarem suas próprias narrativas de protagonismo heroico africano. O objetivo é encorajar a descoberta de suas próprias potencialidades de criação e raciocínio, por meio de conversas e discussões de temas pertinentes e ligados à temática afrofuturista, e, dessa forma, fornecer ferramentas narrativas e recursos, provenientes de leituras afrocêntricas e mitológicas, para estimular o processo criativo dos presentes.
Não recomendado para menores de 14.
5 a 6/10. Sábado e domingo, das 10h30 às 13h30
Inscrições Antecipadas: e-mail para [email protected]

 

Roda de Conversa com Artistas da Pretatitude – Com No Martins e Juliana Santos
Encontro com artistas convidados da exposição sobre os diversos recortes possíveis dela, que traz temas como memória, corpo, cotidiano e política a partir das trajetórias e processos de criação dos artistas participantes da mostra. Com NO MARTINS, artista visual e grafiteiro da zona leste de São Paulo; e JULIANA SANTOS, artista visual, arte/ educadora/mediadora e mestre em arte-educação.
Não recomendado para menores de 10
05/10. Sábado, das 14h às 17h

 

Escrita Afrofuturista – Com Fábio Kabral e Karolina Desirée
O minicurso de escrita criativa afrofuturista vem com o intuito de habilitar os interessados a criarem suas próprias narrativas de protagonismo heroico africano. O objetivo é encorajar a descoberta de suas próprias potencialidades de criação e raciocínio, por meio de conversas e discussões de temas pertinentes e ligados à temática afrofuturista, e, dessa forma, fornecer ferramentas narrativas e recursos, provenientes de leituras afrocêntricas e mitológicas, para estimular o processo criativo dos presentes.
Não recomendado para menores de 14.
5 a 6/10. Sábado e domingo, das 10h30 às 13h30
Inscrições Antecipadas: e-mail para [email protected]

 

Pretagonismo: Olhares e Percepções em busca de uma Fotografia Inclusiva – Com Beth Nagô
Encontro sobre o trabalho que originou a exposição Mulheres em Ato: Memórias de Luta, focando no registro de mulheres em contextos de luta e (r)existência política. Com BETH NAGÔ, representante dos coletivos feministas ‘Mães de Maio’ e ‘Mães da Leste’, fotógrafa e militante da causa afro-feminista.
Não recomendado para menores de 16
17/10. Quinta, das 19h30 às 21h30
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

Mulher Negra e Artista:  – As Artes Visuais numa Perspectiva Afro-rústica
Nesse bate papo, Renata Felinto aborda a mulher negra na história do Brasil situando as questões que demarcam raça e classe para explicar a inexistência da mulher negra artista anteriormente ao século XX. A partir daí as mulher negras artistas são apresentadas em três blocos nos quais estão as da primeira metade do século XX, as da segunda metade do século XX e as do século XXI, considerando datas de nascimento, formação, temática e poética nas trajetórias de cada uma. O objetivo é descentralizar da figura do homem branco a capacidade de criação artística e ressignificação do mundo via artes visuais apontando para outras perspectivas de entendimento de si e da relação com a sociedade por meio da incorporação de narrativas de mulheres negras nesse campo.
Não recomendado para menores de 10.
19/10. Sábado, das 16h30 às 19h
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

PretAgonismo – O que é Black Money? – Bate-papo com Simara Conceição, do MBM – Movimento Black Money
O Movimento Black Money é um agente de desenvolvimento do ecossistema afroempreendedor. Atuando como um Think-and-Do-Tank (fábrica de pensar e realizar idéias) em defesa dos valores do Nacionalismo Negro e da cosmovisão Panafricana.
24/10. Quinta, das 19h30 às 21h30
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

Cartaz e Ativismo – Com Oga Mendonça  Programação paralela da Feira Gráfica
Breve contextualização teórica com uso de exemplos de como os cartazes foram usados como ferramenta de comunicação e design em protestos variados. Acompanhamento e desenvolvimento na prática de cartazes em formato A3, usando técnicas de desenho, colagem, letra-set, carimbos, stencil, etc.
Não recomendado para menores de 14.
26/10. Sábado, das 10h30 às 13h30
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

Faça sua Capa – Com Coletivo Dulcineia Catadora – Programação Paralela Feira Gráfica
O coletivo Dulcineia Catadora propõe oficinas com confecções de livros feitos com capas de papelão pintadas a mão pelos participantes, a partir do miolo previamente impresso. O conteúdo é composto de poemas do livro Sereno Ganges, do autor santista Ademir Demarchi, com o título Sereno Ganges – que depois de pronto, o participante leva pra casa.
Livre 
26/10. Sábado, das 15h às 17h
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

Como ser negro e sobreviver de design – Palestra com Oga Mendonça – Programação paralela da Feira Gráfica
Nesta palestra Oga Mendonça, designer multimídia e videomaker, negro, ativista, com mais de 20 anos de atuação no mercado da comunicação, mostrar alguns trabalhos que realizou durante sua carreira, que possuem a causa negra como protagonista, e nesta palestra ele aponta conquistas e dificuldades para representar o corpo negro e questões relacionadas à negritude nos dias atuais.
Livre
26/10. Sábado, das 16h30 às 18h30
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

Ateliê Aberto de Xilogravura – Com XiloCeasa  Programação Paralela da Feira Gráfica
O grupo Xiloceasa irá explicar, de forma prática, sobre como se utiliza cada ferramenta e seus resultados na composição de uma imagem, tendo como suporte compensado sumauma de 10mm. Ao final da atividade cada aluno terá desenhado, gravado e impresso um gravura desenvolvida por ele mesmo, de tal forma a se apropria da técnica e dos diferentes procedimentos de criação para uma xilo.
Não recomendado para menores de 10.
27/10. Domingo, das 10h30 às 14h
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

Radio Mocambos e EterTICs GNU/Linux  – Softwares Livres e a Produção da Memórias
Na Rede Mocambos temos utilizado a linguagem de radio como uma das principais formas de narrar o conteudo e disponibilizar ao mesmo tempo que tem possibilitado de ampliar a própria rede. Partir dessa ideia vamos conhecer o airtime (plataforma de gestão de programas) e os demais softwares utilizados para a produção e ou uma intervenção ao vivo na Radio Mocambos. Nessa atividade Ike Banto instalará com os participantes os softwares utilizados, é preciso saber usar o computador.
Não recomendado para menores de 10.
Grátis
31/10. Quinta, das 14h às 17h
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

Pretagonismo: Tecnologia e Ancestralidade – Com Ikê Banto
A relação entre o conhecimento ancestral e a tecnologia digital, em que será abordada a representação do Baobá e a ligação com a cultura e o software livre a partir da rede Baobáxia (Galáxia de Baobas), que conecta a rota dos baobás. COM IKE BANTO,
atuante no Grupo Kilombagem, na Rede Mocambos e na Casa de Cultura Tainã, organizações ligadas a softwares livres.
Não recomendado para menores de 12.
Grátis
31/10. Quinta, das 19h30 às 21h30
Inscrições com 30 minutos de antecedência.

 

Exposições
Feira Gráfica – Feira Independente de Artes Gráficas – Produção: Mandacaru Design
Acompanhando o movimento que acontece em todo o país, o Sesc Santos recebe sua primeira edição de uma feira de publicações independentes. A FEIRA GRÁFICA apresenta o trabalho de 9 artistas, coletivos ou editoras e seus livros, zines, cartazes e outros objetos feitos com diversas técnicas: ilustração, fotografia, quadrinhos e caligrafia, impressos em xilogravura, risografia, xerox, serigrafia e muito mais. Participantes: Dulcineia Catadora, Xilo Ceasa, Bebel Books, Ale Kalko, Gravurar, Coletivo Discórdia, Jess Vieira, Picollo Livros e Expressão Popular (MST). A PROGRAMAÇÃO GRÁFICA se alinha com a exposição Pretatitude e traz uma batalhade conhecimento, uma palestra sobre negritude, mercado e respeito, além de 4 oficinas de desenho a xilogravura, de fazer sua capa a um cartaz ativista.
Com diversos expositores independentes, entre eles: Coletivo Discórdia, XiloCeasa, Gravurar, Cris Alonso, Bebel Books, Dulcineia Catadora, Expressão Popular, Ale Kalko e Jess Vieira.
Livre
Grátis
25/10. Sexta, das 17h às 21h
26/10. Sábado, das 11h às 18h
27/10. Domingo, das 11h às 16h

 

PretAtitude – Insurgências, emergências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea
Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, esta exposição apresenta um recorte da produção afro-brasileira contemporânea a partir de trabalhos de artistas consagrados e emergentes, todos insurgentes na afirmação de suas vocações ante as adversidades que transcendem o universo da arte. São obras de caráter muito variado e que permitem especulações sobre identidade, memória, política do corpo negro, gênero e formulações de caráter político que não abdicam da complexidade que o lugar da fala dos artistas contempla.
Livre
Até 26/01/2020. Terça à sexta-feira, das 9h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

 

Unidades 
Sesc Bertioga

Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jardim Rio da Praia 
Tel.: (13) 3319-7700 

Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida
Tel: 3278-9800

Sesc Registro
Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57, Centro 
Tel.: (13) 3828-4950