Vida em Dia

Moldeiras que melhoram o sorriso

12/10/2019
Moldeiras que melhoram o sorriso | Jornal da Orla

Dentes apinhados, diastemas (espaços entre os dentes), mordidas abertas, cruzadas e maloclusões (alinhamento anormal dos dentes) comprometem não só a estética de todo o rosto, mas também o aspecto funcional da mastigação. Hoje, a ortodontia conta com uma infinidade de recursos capazes de deixar o sorriso e a saúde bucal em plena ordem.

 

O Invisalign, sistema de moldeiras sequenciais quase invisíveis e feitas sob medida, é capaz de realizar movimentações dentárias e corrigir desde os casos mais simples até os mais complexos. “Esses modernos alinhadores ortodônticos funcionam, inclusive, como opção de escolha para a fase de preparo ortodôntico em situações que requerem cirurgias, no pré e pós-operatório”, explica a ortodontista e periodontista Roberta Paiva Cítero de Marigny. 

 

Segundo a especialista, para que se possa atingir os resultados previstos no planejamento virtual, o paciente deve utilizar os alinhadores por um período de 20 a 22 horas ao dia. “As trocas ocorrem dentro de um período de 7 a 14 dias e serão definidas pelo ortodontista de acordo com o grau de dificuldade da movimentação desejada e complexidade do caso.

 

Roberta Marigny ressalta que nos aparelhos convencionais, os movimentos dentários vão acontecendo conforme a resposta de cada paciente. Já nos tratamentos com Invisalign, esse processo é previsto antes do início do tratamento, por meio de planejamento virtual feito por um software.

 

“O chamado ClinCheck é operado por técnicos de computação da Align Technology, de acordo com a prescrição enviada pelo ortodontista, juntamente com o escaneamento intra-oral, radiografias e fotos intra e extra-orais do paciente. Todo esse processo pode ser revisado e modificado pelo ortodontista quantas vezes forem necessárias, até que o profissional possa, enfim, aprová-lo. Só a partir daí que os alinhadores serão produzidos”. 

 

 

A ortodontista Carla Scanavini fala que o sistema evoluiu muito. “O Invisalign, quando bem utilizado, pode fazer a correção de praticamente todos os casos. Hoje em dia as moldeiras são feitas com material específico e diferente de outros alinhadores. Chama-se Smart Track, um tipo de liga que oferece resiliência que favorece a movimentação dos dentes similar a dos fios termoativados nos aparelhos fixos. Isso aumenta a eficiência, já que não se trata apenas de um alinhador de silicone”.

 

A grande vantagem desse sistema, conforme Carla, é que ele consegue abraçar toda a coroa do dente, o que gera um momento de força muito grande. Isso permite que o alinhador resolva a maioria dos casos ortodônticos em menor tempo. “Em um aparelho fixo, por exemplo, temos que passar por uma primeira etapa – que é a de nivelamento e alinhamento –, que leva de oito a dez meses. Já no Invisalign pulamos essa fase e partimos logo de cara para os movimentos tridimensionais (que agem na coroa e na raiz) logo no primeiro alinhador. Essa mecânica eficiente é um dos grandes diferenciais do tratamento, além da estética do aparelho, que tem acabamento preciso, não atrapalhand o na dicção, além de não causar desconforto e ser extremamente transparente e removível”. 

 

Roberta Marigny destaca que o sistema pode ser utilizado em diversas idades. “Desde o início do ano, a empresa colocou no mercado um produto desenvolvido especialmente para crianças de 6 a 10 anos de idade, em fase de crescimento e dentição mista (dentes de leite e permanentes). Chama-se Invisalign First, que tem feito muito sucesso entre os pequenos, justamente por não exigir restrições alimentares e facilitar a higienização.