Empreendedores

O segredo do sucesso é a amizade

19/10/2019
Gabriel Soares

Engana-se quem pensa que a receita do sucesso de um restaurante é apenas comida boa e administração competente. Para chegar ao patamar da tradicional churrascaria santista O Costelão é necessário confiança e muita paixão pelo que faz. Isso Joaquim Lopes e Galeno Francisco, proprietários do restaurante, têm de sobra.

Amigos inseparáveis (segundo eles, vão juntos até aos mesmos médicos), já eram muito parceiros  antes da decisão de abrir o primeiro negócio em sociedade em meados da década de 1980: um buffet que durou pouco tempo, mas deu uma amostra da parceria que se formou ali e que dura até os dias de hoje. O buffet O Comilão virou a churrascaria O Costelão e lá se vão 33 anos…

“Galeno já tinha experiência no ramo, pois trabalhou em restaurantes de São Vicente. Depois do buffet, decidimos abrir uma churrascaria, pois não havia nenhuma desse tipo em Santos. Começamos com cinco funcionários e fazíamos de tudo, desde o churrasco até servir as mesas”, lembra Lopes.

Três décadas depois, O Costelão é referência em cortes de (suculentas) carnes argentinas, além de outros diferenciais, como a única churrascaria que trabalha com carvão, a que tem uma farta salada de entrada e uma linguiça aperitivo que só se encontra por lá.

“Hoje temos 29 funcionários, mas esse número dobra aos domingos, quando o movimento é maior. Nossa funcionária com mais tempo de casa está há 20 anos conosco. Nosso segredo é a confiança. Somos irmãos que nunca brigaram”, explica Galeno.

O Costelão também se especializou em delivery, que eles chamam de “tele churrasco”. “Nossos filhos são a nossa nova geração. Eles chegaram com novas ideias. Já estamos até no iFood”, conclui Joaquim.