Leitura

Projeto em Santos celebra 13 anos distribuindo livros e gibis no Gonzaga

29/10/2019
Projeto em Santos celebra 13 anos distribuindo livros e gibis no Gonzaga | Jornal da Orla

Santos celebra a literatura de maneira dupla na terça-feira (29), data em que são comemorados o ‘Dia Municipal da Doação de Livros e do Incentivo à Leitura’ e o aniversário de 13 anos de um dos projetos que difunde o hábito de ler e expande generosidade por todo o Município: o ‘Leia Santos – Um Incentivo à Leitura’.

 

A biblioteca móvel estaciona no bulevard da Othon Feliciano (Gonzaga), das 14h às 18h, e promove as ações ‘Adote um Livro’ e ‘Adote um Gibi’, além de receber doações de obras literárias.

 

O projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade registra números incríveis e ultrapassa a marca de 490 eventos realizados pela Cidade, tendo doado mais de 46 mil livros e 30 mil gibis ao longo desse período.

 

Apenas neste ano, até o mês de setembro, o Leia Santos realizou ou esteve presente em 47 atividades itinerantes, com quase 3.500 livros distribuídos. Ao todo, mais de 29 mil pessoas já participaram do projeto retirando alguma obra.

 

Além do ‘Adote um Livro’ e ‘Adote um Gibi’, o Leia Santos também realiza ações como ‘Baú das Letrinhas’, espaço para desenho, pintura e atividades dedicadas ao público infantil. Outros destaques são as atividades especiais ‘Oficina de pintura e desenho para crianças’ e ‘Exposição de Poesia e Prosa’, feitas em parceria com artistas da região.

 

O projeto também incentiva o intercâmbio entre as pessoas e perpetua diversas histórias de encontros em suas ações. Produtor, editor e escritor, Ricardo Rutigliano Roque ressaltou o altruísmo das ações em doar literatura e gerar histórias.

 

“Gerencio o projeto Acervo dos Escritores Santistas, que possui estante na Biblioteca Mário Faria, e acompanho o Leia Santos quando posso. É um projeto muito generoso e que amplia a leitura por toda Santos”, disse.

 

“Encontrei o Ademir Demarchi, escritor da Cidade, em uma das edições do projeto. Vi que estava entusiasmado com a biblioteca móvel e ele me confessou que estava surpreso com as obras encontradas”, complementou Roque.

 

Como fazer sua doação
Os interessados em doar acima de 20 unidades podem agendar a retirada pelos telefones 3226-8021 / 3223-8908. Se a quantidade for menor, é possível levá-la à Hemeroteca Roldão Mendes Rosa (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), ou até mesmo realizar a entrega em equipamentos da Secretaria de Cultura como as Bibliotecas Municipais e displays do ‘Leve, Leia e Doe’.