Leitura

Jornalistas lançam livro e exposição sobre artistas visuais de Santos

01/11/2019
Jornalistas lançam livro e exposição sobre artistas visuais de Santos | Jornal da Orla

Apresentar aos santistas a produção dos artistas, que é pouco conhecida em sua própria Cidade, mas que é relevante e reconhecida fora dela. Esse foi o propósito que pautou os jornalistas Carlota Cafiero e Claudio Vitor Vaz a investigar e divulgar os processos criativos de dez ateliês do Município, entre 2017 e 2019.  

 
O resultado dessa imersão pode ser visto nos textos, fotos e vídeos que compõem o livro ‘Por Dentro do Ateliê – Artistas Visuais de Santos’, que tem lançamento marcado para terça-feira (5), às 19h, na abertura da exposição de mesmo nome, na Galeria Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). 

 
 
Participam do livro e da exposição onze artistas, espalhados em dez ateliês pela Cidade: Fabrício Lopez (gravura), Mai-Britt Wolthers (pintura, gravura, vídeo-performances), Costa Villar (pintura, instalação e happening), Ana Akaui (pintura), Olegário Monteiro (pintura, objetos e performance), Nice Lopes e Gabriel Montenegro (ambos do ateliê La Casita, pintura e objetos), Luciana Futuro (pintura), Chico Melo (escultura em madeira), Márcia Santtos (gravura) e Jadir Battaglia (escultura).
 

A exibição dos vídeos realizados por Claudio Vitor Vaz ocorre somente durante a inauguração. Já durante a mostra, que pode ser contemplada até dia 14, os registros audiovisuais podem ser acessados através de smartphones, por meio de um QR Code impresso nas etiquetas das obras.
 

O livro
Com 64 páginas, ‘Por Dentro do Ateliê – Artistas Visuais de Santos’ tem prefácios da jornalista Ineide de Souza, que cobriu de perto importantes salões e bienais de arte em Santos, e do poeta, escritor e crítico Flávio Viegas Amoreira, um entusiasta das artes visuais da Cidade.

 
Fartamente ilustrado, o livro também traz um mapa com os ateliês da Cidade, e capítulos com QR Code para os vídeos com os artistas. 

 

Foto: Maria Paula Cafiero Vaz/Divulgação