Casa e Decoração

Decoração sustentável: aprenda a reaproveitar materiais

16/11/2019
Decoração sustentável: aprenda a reaproveitar materiais | Jornal da Orla

Cada vez mais arquitetos e designers têm se preocupado em criar uma decoração que agrida menos a natureza. Por isso, o reaproveitamento de materiais é mais que bem-vindo. Pensando nisso, as arquitetas Isabella Nalon e Juliana Atti, em parceria com a decoradora Sula Miranda, dão dicas simples de como criar um décor sustentável e acessível em casa. 

 

A “parede verde” é uma ótima opção para quem puder reutilizar pinus de reflorestamento. Com espécies de plantas como jiboias e guaimbês, é possível usar paletes ou outros materiais recicláveis para acomodá-las, respeitando as proporções do ambiente. As madeiras precisam ser lixadas e receberem uma demão de verniz. Readequadas, as ripas podem ganhar um lugar para a colocação de vasos convencionais ideais para ambientes externos. 

 

Imaginação é a palavra-chave. Galhos de árvore natural podem ser entrelaçados para receber fios elétricos, lâmpadas ou cristais. Outro destaque são os trilhos de spots direcionáveis que são fáceis de instalar. Para uma casa de praia, Isabella Nalon indica o uso de conchinhas ou pedrinhas, tomando cuidado sempre com o peso para não sobrecarregar a peça.

 

 

Em busca de criar um móvel transparente e leve e trazer originalidade à peça, o uso de rodas de caminhão recuperadas e pintadas são opções para utilizar de suporte de mesa. As arquitetas indicam também empregar um motor em desuso ou uma roda de bicicleta.
 

 

 

Lembrando que a sustentabilidade já começa no momento da reforma “Deve-se ter a consciência de não gerar tanto entulho a fim de um maior aproveitamento dos objetos. Porém, se for necessário descartar algum item, busque que ele tenha um destino certo”, aconselham as arquitetas Isabella e Juliana.
 

Fotos Julia Herman Fotografia