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Colunistas/Vida em Dia | 16/11/2019

Caminhar é preciso!

Jornalista

Desde os primeiros passos, com cerca de 1 ano de idade, que começamos a fortalecer a nossa musculatura, desenvolver a propriocepção (noção de espaço) e, assim, nos locomovemos, tornando o mundo mais acessível. Depois de adquirir o controle total das pernas, ainda na infância, já passa a ser importante dar início a prática regular de atividades físicas, que servem para a manutenção da saúde e também dar início as suas relações sociais e afetivas. 

 

Segundo o angiologista Marcello Romiti, da AngioCorpore, na idade adulta a caminhada também ajuda na redução de peso, controle da pressão arterial, prevenção e tratamento do diabetes e redução dos sintomas da depressão, além de manter todas os outros benefícios adquiridos durante a infância. “Caminhadas periódicas reduzem até os efeitos colaterais da quimioterapia nos pacientes em tratamento para câncer”, ressalta o especialista.

 

Ele vai mais longe e alerta sobre os benefícios da caminhada regular na qualidade de vida das pessoas com doenças do coração ou vasculares. Andar na praia é de graça e, além de saudável, deixa todo mundo mais feliz! “Portadores com problemas psiquiátricos tem atenuação dos sintomas, assim como os que sofrem de doença arterial periférica, que garantem melhora da circulação dos membros.

 

Já na terceira idade, assim na infância, a caminhada serve para fortalecer a musculatura, prevenindo quedas e fraturas. Outro ganho para os pacientes idosos é a melhora da cognição. “Os que praticam atividade física, tem menos probabilidade de desenvolver demências”, ressalta Romiti.  

 

Para o personal trainer Renan Brenguere, da Agonn Academia, a caminhada é um exercício aeróbico eficaz e que pode ser praticado pela maioria das pessoas, independentemente da idade e do condicionamento físico. “Ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas. Diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações — em especial nos joelhos e tornozelos — é bem menor e, por isso, pode ser praticada todos os dias”. Conforme o personal, apenas 30 minutos diários já traz grandes benefícios como:

 

- Melhora da circulação sanguínea
- Redução no risco de problemas cardíacos
- Diminuição da ansiedade e do estresse 
- Auxilia nas dietas de emagrecimento
- Ajuda a tonificar e fortalecer os músculos
- Reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol no sangue
- Evita o aparecimento de osteoporose
- Combate o diabetes
- Melhora o nível de condicionamento físico
- Aumenta a imunidade do organismo.

 

A personal trainer Cassia Campi, coordenadora da Academia R4, diz que quem caminha com frequência consegue oxigenar melhor o corpo. “Além de equilibrar a pressão arterial, ajuda na captação de cálcio pelos ossos. Estudos mostram ainda que existe um efeito antienvelhecimento do exercício em relação ao cérebro, já que a caminhada aumenta seus circuitos e reduz os riscos de problemas de memória e de atenção”.

 

Foto Pixabay


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