Notícias

O Brasil precisa de paz

23/11/2019
O Brasil precisa de paz | Jornal da Orla

O radicalismo produz violência e a violência só produz sangue, injustiça e morte. O Brasil vive hoje um evidente acirramento de ânimos, que se verifica nas discussões entre familiares, amigos ou conhecidos e que envolve política, principalmente, ou até mesmo questões banais, como futebol. Uma situação que os ingleses costumam chamar de “nonsense”, algo como absurdo ou totalmente sem sentido.

 

Pois bem, vivemos isso, mas é preciso parar essa máquina monstruosa que destrói famílias, amizades e reputações. O problema se agrava quando o grau de insensatez, esbarra em ações que atentam contra os princípios civilizatórios, como as protagonizadas pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), que quebrou uma placa, nos corredores da Câmara Federal, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

 

É um direito do deputado não gostar da placa, que, em sua opinião era injusta com os policiais militares, mas sua reação foi uma afronta aos valores humanos, haja vista que o racismo, como o holocausto, é um crime hediondo. O trabalho retratado pelo artista apenas alertava para um crime contra a humanidade que continua sendo cometido aos olhos do mundo.

 

Infelizmente o parlamentar não entendeu que a mensagem não era contra os policiais militares, muitos dos quais negros e recebendo salários inferiores aos que merecem, mas contra uma cultura que atenta contra os mais básicos princípios de uma civilização.

 

A explosão da violência sem sentido se reflete em todos os setores da sociedade: Bolsonaro contra Lula, Lula contra Bolsonaro, famílias e amizades destruídas.

 

Até quando? Onde está o Brasil, de um povo tolerante, que sabia aceitar suas divergências e conviver com elas?

 

Somos hoje um barril de pólvora prestes a explodir e, pior, com lideranças que deveriam pregar a paz, e, ao contrário, jogam gasolina na fogueira.

 

As redes sociais, não raro, instigam o lado mais cruel do ser humano. É hora de refletir sobre tudo isso e de iniciar um movimento em busca da generosidade e da paz, valores inerentes à alma humana.

 

Foto: Reprodução/Twitter