Notícias

Exposição em Santos mostra a situação de rios brasileiros

03/12/2019
Exposição em Santos mostra a situação de rios brasileiros | Jornal da Orla

Com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da utilização correta dos recursos hídricos e da preservação do meio ambiente, além de levar os visitantes a conhecer lugares, a história e a vida do povo ribeirinho, a exposição gratuita 'Pelos Ares – 8.375 km de Rios' chega a Galeria Braz Cubas (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) nesta sexta-feira (6). A mostra traz o material produzido pelo piloto Lu Marini, um dos mais importantes expedicionários de paramotor, em suas incursões pelos principais rios do País.

 

A exposição temática traz fotos e vídeos selecionados pelo piloto que retratam os rios e suas belezas naturais, e também um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar de paramotor (adaptação do parapente com motorização auxiliar, cujo é através de controle aerodinâmico).

 

'Pelos Ares – 8.375 km de Rios' poderá ser conferida até o próximo dia 16, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

 

Projeto Rios
Em 2014, Lu Marini deu início ao Projeto Rios, decolando para sobrevoar toda a extensão do rio mais poluído do Brasil. Foram mais de 1.100 quilômetros sobrevoando o Tietê, conhecendo de perto os problemas da poluição, além de presenciar a maior seca dos últimos 70 anos.

 

No ano seguinte, o piloto de aventura decolou para sobrevoar o Rio São Francisco. Foram 30 dias e quase 3 mil quilômetros, documentando a situação de um dos cursos d’água mais importantes da América do Sul.

Em 2016, o desafio foi conhecer o rio mais limpo do estado de São Paulo, o Paranapanema, e mapear os focos de mosquito da dengue na região. Em setembro do mesmo ano, o desafio mais emocionante de sua carreira foi realizado ao sobrevoar toda a extensão do Rio Doce e acompanhar de perto o maior desastre ambiental da história e todos os problemas enfrentados pela comunidade ribeirinha.

 

No ano seguinte, Marini sobrevoou um dos rios mais importantes do Brasil, o Araguaia. Foram 25 dias sobrevoando as belezas de um rio explorado turisticamente e conhecendo histórias emocionantes de quem mora às suas margens.