Baixada Santista

Violência contra a mulher é tema de evento em SV

05/12/2019
Violência contra a mulher é tema de evento em SV | Jornal da Orla

Nesta sexta-feira (6), a partir das 14h, acontece o evento o “Dia Nacional da Mobilização de Homens e Mulheres contra Violência a Mulher”, em São Vicente (Praça José Coronel Lopes, s/nº), no Centro.

No local, haverá uma roda de conversa com os participantes. Além disso, terá entrega de laços brancos, ato que simboliza a data. O evento é aberto ao público.

“A campanha de combate à violência contra a mulher é responsabilidade de toda a sociedade e só mudará com a participação de todos. Principalmente com a colaboração dos homens não violentos”, explica a professora Maria das Graças Nascimento Silva, assessora especial de Assuntos Políticos da Mulher.

História

A escolha desta data remete a um caso de violência contra as mulheres que chocou o mundo. Em 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma. Com isso, foi lançada a Campanha do Laço Branco. Iniciativa que está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo indicada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a maior ação mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.

No Brasil, algumas iniciativas pontuais começaram a ser desenvolvidas em 1999, por meio de atividades dirigidas a esse tema, realizadas em Recife pelo Instituto PAPAI e, em Brasília, pelo Instituto Promundo, com o objetivo de sensibilizar cada vez mais profissionais e comunidades em geral.

O evento é promovido pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Assessoria Especial de Assuntos Políticos da Mulher, em parceria com o Grupo de Jovens estudantes “Somos todos Girassóis”.