Notícias

Exposição retrata expedição histórica e lança app com cenários antigos de Santos

17/12/2019
Exposição retrata expedição histórica e lança app com cenários antigos de Santos | Jornal da Orla

Com abertura na quinta-feira (19), às 14h, a exposição fotográfica ‘O Homem e a Paisagem | Santos a Ubatuba | 1915-2015’ chega à Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11, Centro Histórico). Na ocasião, será apresentado ao público o aplicativo-web Janela do Tempo, que permite ao usuário percorrer a pé a região central do Município num passeio pelos cenários dos séculos 18, 19 e 20, visualizando fotos antigas e acesso a áudios sobre monumentos e construções históricas da Cidade.

 
Contendo trinta painéis, divididos em duas salas expositivas, a mostra une reproduções de imagens captadas pelo fotógrafo João Scarazzato durante a Expedição da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo (que ocorreu entre 1912 e 1915 e percorreu de Santos à fronteira com o estado do Rio de Janeiro) além de novos registros produzidos por João Luiz Musa, em 2015, cem anos depois. 

 
Legendadas, as fotos revelam a evolução da paisagem natural e urbana do litoral entre as duas épocas. A exposição, que foca principalmente a cidade de Santos, tem curadoria de Alberto Martins, Glória Kok e João Musa.

 
 

Foto: João Scarazzato