Notícias

Tempo de paz

21/12/2019
Tempo de paz | Jornal da Orla

O Natal, maior festa cristã em vários países do globo em que Jesus Cristo é reconhecido como o filho de Deus e o salvador da humanidade, representa ou deveria representar tempo de paz, amor ao próximo e solidariedade.

 

É uma data marcante mesmo para os que não acreditam no cristianismo ou para ateus. Afinal, vivemos tempos difíceis, de violência e intolerância, e, também, como costuma dizer o Papa Francisco, de “idolatria ao dinheiro”.

 

O Natal para muitos também representa um momento de profunda reflexão, quando as pessoas avaliam seu próprio comportamento, seus erros, acertos e o que podem fazer para dar um sentido à vida.

 

O vazio existencial é hoje uma questão universal, que atinge todas as classes sociais, e que leva a um dos grandes problemas do século: a depressão. A velha frase de que o dinheiro não compra felicidade nunca foi tão atual, o que explica o elevado número de suicídio em países onde as pessoas estão bem financeiramente, mas simplesmente não conseguem encontrar uma razão para viver.

 

Por que motivo as pessoas que vivem em países que adotam o cristianismo como sua fé maior se comportam melhor no Natal? E por que logo depois voltam a praticar ações que ferem a própria fé cristã? 

 

Todo ser humano é falível, com virtudes e defeitos, mas o mundo certamente seria muito melhor se fosse possível praticar no dia a dia o espírito natalino. 

 

A intolerância, presente em todos nós, em maior ou menor grau, é um mal que precisa ser combatido e essa é uma decisão individual, com benefícios coletivos. Que tal tentar?

 

Feliz Natal a todos.

 

Foto FreePik