Poker

Divinas obras de arte

24/12/2019
Divinas obras de arte | Jornal da Orla

Provavelmente, Jesus Cristo é a figura humana mais retratada em toda a história da arte. São obras de arte realizadas pelos mais variados artistas, épocas, lugares e técnicas. 

“A Cura dos Paralíticos”, a mais antiga representação conhecida de Jesus, feita por autor anônimo. Encontrada na cidade Síria de Dura Europo, acredita-se ter sido produzida por volta de 235 d.C.

 

Cristo é um tema recorrente na arte bizantina. Mas as obras só começaram a ser produzidas a partir de 313 d.C., quando o imperador Constantino proibiu a perseguição aos cristãos. “Cristo Pantocrator” é a obra retratando Jesus mais antiga deste período. Ela, que retrata um homem barbudo, teria inspirado praticamente todas diversas outras que foram produzidas ao longo de séculos.

 

A Pietá, escultura produzida por Michelângelo em 1499, também é uma das mais famosas. Feita em mármore, com 1,74 de altura por 1,95 de largura, está exposta na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 


Cristo crucificado foi retratado por diversos artistas, como pelo pós-impressionista Paul Gauguin, no século 18…

 

… e Salvador Dali, no século 20.

 

 

Foto: Reprodução da  obra-prima de Leonardo Da Vinci, “A última ceia”, que possui 4,6 metros de altura e 8,8 metros de largura.