Datas Comemorativas

Tradições cristianas

24/12/2019
Tradições cristianas | Jornal da Orla

Diversas celebrações realizadas nesta época natalina estão diretamente ligadas à figura de Jesus Cristo. Algumas outras foram acrescentadas, por conta das mudanças culturais ocorridas ao longo dos séculos.

 

TROCA DE PRESENTES
Na Roma Antiga, muito antes do nascimento de Cristo, já havia o costume de dar e receber presentes. Fazia parte da Saturnália, uma festa celebrada no fim de dezembro em tributo a Saturno, que também incluía a realização de banquetes. 

Por volta de 380 d.C, o Imperador Teodósio I adotou o Cristianismo como religião oficial do Império Romano, mas algumas celebrações pagãs, como a Saturnália, continuaram a ser feitas. Os pagãos se converteram ao Cristianismo mas não abandonaram a tradição, até que por volta de 354 d.C. o Papa Libério reconheceu a prática, tornando-a uma tradição cristã.

Para isso, associou a oferta de presentes à visita de três reis magos, que teriam levado presentes até a manjedoura onde Jesus nasceu: Melchior (ou Belchior), que ofereceu ouro; Baltasar, que carregava óleo de mirra; e Gaspar, que levou incenso.

 

PAPAI NOEL

Já o mito do Bom Velhinho acredita-se ser uma referência a Nicolau, um bispo que viveu no século IV na região onde hoje está a Turquia e tinha o hábito de dar presentes e dinheiro aos pobres. No século 20, a Coca-Cola apropriou-se da figura religiosa, vestiu-a com roupas vermelhas (a mesma da marca de refrigerantes) e difundiu a imagem do entregador de presentes em todo o mundo.
 

ESTRELA

Uma alusão à uma estrela que teria servido como ponto de referência aos reis magos para o encontro do estábulo onde Jesus nasceu. Após anos de estudos, o astrônomo David Hughes, da Universidade de Sheffield, desenvolveu uma teoria sobre o que teria acontecido. Segundo ele, teria havido uma conjunção tripla entre Júpiter e Saturno – com os dois planetas aparecendo próximos no céu por três vezes em um curto período. “Isso acontece quando há um alinhamento entre o Sol, a Terra, Júpiter e Saturno”, explica Hughes. Outra hipótese seria a passagem de um cometa, em sentido vertical, como se fosse uma seta indicando para um local específico em Belém.
 
 

A CEIA

Apesar de grandes banquetes serem frequentes na história das civilizações, a ceia de Natal consolidou-se como a refeição mais simbólica de todas por fazer uma alusão à última refeição realizada por Jesus, que reuniu seus apóstolos e, segundo muitos acreditam, a controversa Maria Madalena. 

PRESÉPIO
Criado por Francisco de Assis, reproduz o cenário onde ocorreu o nascimento de Jesus: um estábulo, repleto de animais.

SINO
Referência aos sinos que os animais do estábulo onde Jesus nasceu carregavam, e que teriam ajudado os Reis Magos a encontrarem o local.