Vida em Dia

Controle o estresse

21/12/2019
Controle o estresse | Jornal da Orla

A correria desta época do ano pode desencadear crises de ansiedade e depressão ou mesmo agravar quadros de quem já convive com esses problemas. “Sabemos que o nível de estresse em dezembro aumenta em até 75%”. A informação alarmante é da psicóloga Valéria Christina de Souza Santos. “O dado é da ISMA-BR Stress Management Association (instituição que pesquisa o estresse)” e as causas vão desde o aumento de gastos até o excesso de compromissos. Isso gera uma correria coletiva e a tensão aparece, inclusive com sintomas.

 

“O Natal é uma festa cristã, mas que tem significados diferentes para cada um de nós e que geralmente nos remete a lembranças desde a nossa infância. Há ainda o encontro familiar, que muitas vezes leva a desavenças e até a um certo desconforto na relação. E isso ocorre porque muita gente se sente forçada a estar próxima de pessoas que provocam um certo desafeto”.

 

A obrigação de presentear, de acordo com a profissional, também faz com que se perca o significado primário do próprio presente, que é de agradar a uma pessoa que você quer bem. “A falta de planejamento para enfrentar essa época acaba fazendo com que a ideia de Natal, que seria de estar com pessoas que se tenha uma relação de afetividade para passar por momentos de paz, tranquilidade, de harmonia e de renascimento, não aconteça de fato”. 

 

Muita gente ainda se deprime no Natal porque a data traz lembranças desagradáveis ou a saudade de entes queridos que não estão mais próximos. “Isso mexe bastante com as emoções e acaba se transformando em um turbilhão de sentimentos”, diz Valéria Santos. “O ideal é se planejar com antecedência, seja para as compras, para a elaboração do cardápio e até sobre como e com quem você quer passar as festas”.

 

A psicóloga ressalta que estresse não é doença, mas muitas vezes nos faz adoecer. Entre os sintomas dessa aceleração de todo o organismo estão irritabilidade, tensão e ansiedade, além de sinais físicos como sensação excessiva de cansaço, muito sono ou falta dele, dores de cabeça, problemas gástricos, de pele e até respiratórios. “O estresse é um estado que nós nos colocamos de cobrança e de tensão e isso provoca consequências fisiológicas e emocionais. O mês de dezembro ainda traz para muitos a sensação de culpa do que n ão conseguiu fazer durante o ano. Ao mesmo tempo, há um monte de tarefas domésticas a realizar, com excesso de trabalho e compromissos. 

 

A psicóloga e pedagoga Silvia Rezende, de São Paulo, ainda ressalta que quem não vive o cenário “perfeito” de uma festa de fim de ano pode sofrer com melancolia, tristeza e solidão. “O coração, então, parece vazio e a vida, sem sentido. A saudade de uma pessoa que se foi, as lembranças da infância, a vivência de relações desgastadas e muitas outras coisas nos levam a estados de tristeza e falta de perspectivas”.  

 

O primeiro passo para se livrar, dessas sensações, conforme Silvia, é identificar os sentimentos. “Pode parecer algo simples, mas o autoconhecimento é uma das etapas mais importantes do processo de busca pelo equilíbrio emocional”. Ela dá dicas de como enfrentar a fase de forma mais leve:

 

Não supervalorize a data. São dias que passam, como os outros do ano. Mantenha a calma e a paciência.

 

Respire e medite. Quando se sentir ansioso a ponto de perder o fôlego, pare tudo o que está fazendo e respire fundo. Isso vai gerar uma sensação de calma.

 

Alimente-se de forma correta. Para controlar a ansiedade, vale cuidar também da alimentação. Fuja dos excessos.

 

Organize o seu dia com antecedência. Evite marcar milhões de compromissos e foque no que for prioridade. 

 

Dedique um tempo para cuidar de você. Tente diariamente fazer algo que lhe proporcione prazer e alegria. Ouça música, leia um livro, caminhe, medite, assista a um filme, pratique uma atividade física ou faça algo saudável e que lhe faça bem.

 

Não tente atender às expectativas dos outros. Valorize o que é importante para você!

 

Durma! Uma boa noite de sono ajuda o organismo a relaxar e a funcionar bem. 

 

Faça o bem. Seja generoso, se envolva com atividades voluntárias. Isso vai aumentar a sua satisfação pessoal e a autoestima, além de aliviar a ansiedade.

 

Foto iStock